
Título: Cancioneiro de Viola Caipira - Vol. 2
Autor: Rui Torneze
Sinopse: Este segundo volume do Cancioneiro apresenta 60 canções regionais com letras e cifras para viola caipira, agrupadas por ritmos, tais como: pagode de viola, toada, cururu, cateretê, moda campeira, guarânia, baião e recortado. Os gêneros musicais são explicados por Rui Torneze, tanto no que diz respeito às suas origens históricas, como na maneira de executá-los na viola. Dentre as músicas desta coletênea destacam-se: A viola e o violeiro, Nove e nove, Rei do pagode, Caicó, Casa de caboclo, Cuitelinho, Fogão de lenha, Luar do sertão, Peito sadio, Disco voador, Lição de caboclo, Moreninha linda, Encanto da natureza, Prato do dia, De papo pro ar, Assum preto, Último pau-de-arara, Disparada, Moda da pinga, Ponteio, Trenzinho caipira, Saudades de Matão e Pescador e catireiro.
Contexto da obra
Na área de Música, obras como esta costumam ganhar força quando articulam escuta, repertório e contexto cultural. “Cancioneiro de Viola Caipira – Vol. 2”, de Rui Torneze, publicado pela editora Irmãos Vitale, em 2004 e com 92 páginas, integra a categoria Livros de Música. Na prática, isso ajuda a entender melhor como a obra pode servir tanto à memória quanto ao estudo e à escuta.
Editora: Irmãos Vitale
Páginas: 92
Ano: 2004
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8574071889
ISBN13: 9788574071886
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,252
- Altura (cm): 29,00
- Largura (cm): 21,00
- Espessura (cm): 0,50
Sobre a editora
Os livros da editora Irmãos Vitale oferecem uma imersão detalhada no universo da música brasileira, com foco em técnicas, repertórios e história. A leitura desses títulos costuma envolver uma combinação de didatismo e paixão pela prática musical, seja para iniciantes ou músicos mais avançados. O catálogo privilegia métodos práticos, partituras e coletâneas que dialogam com diferentes instrumentos e estilos, do violão ao cavaquinho, do canto ao piano. O tom varia entre o instrutivo e o biográfico, com textos que trazem desde exercícios técnicos até relatos que contextualizam obras e artistas. A experiência de leitura é marcada por um ritmo que alterna entre a clareza pedagógica e o convite à apreciação cultural, com recursos sonoros complementares em muitos volumes.
