
Título: Cartas a uma negra
Autor: Ega Françoise
Sinopse: A antilhana Françoise Ega trabalhava em casas de família em Marselha, na França. Um de seus pequenos prazeres era ler a revista Paris Match, na qual deparou com um texto sobre Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de despejo. Identificou-se prontamente. E passou a escrever "cartas" — jamais entregues — à autora brasileira. Nelas, relatava seu cotidiano de trabalho e exploração na França, as dificuldades, a injustiça nas relações sociais, a posição subalterna (e muitas vezes humilhante) a que eram relegadas tantas mulheres como ela, de pele negra e originárias de uma colônia francesa no Caribe. Aos poucos, foi se conscientizando e passou a lutar por seus direitos. Quando morreu, em 1976, era um nome importante na sociedade civil francesa. Cartas a uma negra, publicado postumamente, é um dos documentos literários mais significativos e tocantes sobre a exploração feminina e o racismo no século XX. Concebido como um conjunto de cartas, datadas entre 1962 e 1964, o texto vai ganhando profundidade e variedade estilística à medida que a autora mergulha no processo de escrita — a ponto de o livro poder ser lido como um romance. Entre seus personagens, além das babás, empregadas domésticas e faxineiras, estão também as autoritárias (e tacanhas) patroas e seus filhos mimados. A tensão principal se dá na relação entre patroas e empregadas: a atitude imperial de umas e a completa falta de direitos das outras. São histórias por vezes chocantes de trabalhadoras sem acesso a saúde, férias ou mesmo a uma moradia minimamente confortável. Tudo isso é relatado de forma pungente e expressiva, tendo como "leitora ideal" a escritora brasileira, que, ao longo de sua trajetória, teve experiências semelhantes. Pois ambas, Ega e Carolina, lutaram pelo mais básico: a dignidade na vida e na literatura.
Contexto da obra
Nas biografias, obras como esta costumam chamar atenção pelo encontro entre trajetória pessoal e contexto histórico. “Cartas a uma negra”, de Ega Françoise, publicado pela editora Todavia Livros, em 2021 e com 256 páginas, integra a categoria Livros de Biografias. Por isso, o livro tende a ganhar mais profundidade quando o leitor observa também o mundo que se desenha ao redor da trajetória narrada.
Editora: Todavia Livros
Páginas: 256
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 6556921025
ISBN13: 9786556921020
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,330
- Altura (cm): 20,80
- Largura (cm): 13,50
- Espessura (cm): 1,50
Sobre a editora
Os livros da editora Todavia Livros oferecem uma experiência de leitura marcada pela combinação entre rigor intelectual e sensibilidade narrativa. O catálogo privilegia obras que exploram tensões sociais e culturais, como a negritude em contextos urbanos e rurais, além de reflexões profundas sobre história, arte e política. Há uma atenção especial à escrita que mescla o literário com o ensaístico, em formatos que vão do romance à biografia, passando por ensaios críticos e antologias poéticas. O tom varia entre o meditativo e o incisivo, com narrativas que revelam tanto conflitos íntimos quanto panoramas sociais amplos.
