
Título: Cartilha do silêncio
Autor: Francisco J. C. Dantas
Sinopse: Uma das maiores revelações da literatura brasileira das últimas décadas, o sergipano Francisco J. C. Dantas segue, neste que é seu terceiro romance, a trajetória de estilo e temática que o consagraram nas obras anteriores, Coivara da memória e Os Desvalidos. Em sua escrita verdadeiramente artesanal e primorosa, a decadência do mundo rural nordestino é retomada com originalidade por fragmentos de memória de personagens vigorosos, que refazem uma saga familiar trágica. Antes que a morte vingue, o poder desta narrativa arranca do silêncio e do passado toda a beleza de sua expressão.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Cartilha do silêncio”, de Francisco J. C. Dantas, publicado pela editora Companhia das Letras, em 1997 e com 345 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 345
Ano: 1997
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8571646341
ISBN13: 9788571646346
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
