
Título: Cinema e política
Autor: Paulo Emílio Sales Gomes
Sinopse: Coletânea de textos essenciais para compreender a dimensão política do cinema, por um de nossos maiores críticos. Jovem militante de esquerda, Paulo Emílio Sales Gomes foi preso na repressão que se seguiu à tentativa de tomada do poder pelos comunistas em 1935. Fugiu da cadeia e exilou-se em Paris, onde foi apresentado ao cinema. Lá acompanhou os processos de Moscou, o que o levou a abandonar o Partido Comunista para construir um pensamento de esquerda independente no Brasil. Frustrado com o processo de democratização, deixou a política partidária para mergulhar de corpo inteiro na crítica e no ensino de cinema. Esta antologia, que abarca textos escritos entre 1935 e 1973, apresenta uma súmula da trajetória intelectual do crítico que fez do cinema brasileiro uma plataforma de observação da luta permanente do país para superar o subdesenvolvimento e a dependência colonial. Com escritos que tratam desde Maiakóvski e George Orwell até Cinema Novo, de socialismo a fascismo, Cinema e política condensa a contribuição original de Paulo Emílio à cultura brasileira. Seleção de Carlos Augusto Calil.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Cinema e política”, de Paulo Emílio Sales Gomes, publicado pela editora Penguin-Companhia, em 2021 e com 170 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Penguin-Companhia
Páginas: 170
Ano: 2021
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6557821652
ISBN13: 9786557821657
Sobre a editora
Os livros da editora Penguin-Companhia conduzem o leitor a uma experiência de imersão em narrativas que transitam entre clássicos literários e reflexões históricas profundas. O catálogo privilegia obras que exploram conflitos humanos fundamentais — como amor, poder, justiça e liberdade — em contextos que vão desde antigas tragédias gregas até os dramas sociais do século XIX e XX. O tom das publicações varia entre o dramático e o ensaístico, com textos que frequentemente dialogam com questões políticas e sociais, como escravidão, revolução e direitos humanos, sempre com uma linguagem acessível, mas rica em detalhes e nuances. A diversidade do catálogo inclui tanto narrativas ficcionais densas, com personagens complexos e dilemas morais, quanto ensaios e autobiografias que convidam à reflexão crítica sobre a história e a cultura.
