
Título: Circulação, Transportes e Logística no Brasil
Autor: Silveira, Márcio Rogério (editor,), Felipe Junior, Nelson Fernandes (editor,)
Sinopse: Este livro contribui para uma melhor compreensão do setor de transportes e seus reflexos econômicos, sociais e territoriais, com enfoque nas análises na escala nacional brasileira. Os principais objetivos dos organizadores Márcio Rogério Silveira e Nelson Fernandes Felipe Junior são a valorização e a divulgação de pesquisas e trabalhos recentes de geógrafos sobre a temática circulação, transportes e logística, e seus impactos nas infraestruturas, na dinâmica econômica, na organização do espaço brasileiro, entre outros. São discussões, análises e considerações baseadas em diferentes referenciais teóricos, trabalhos de campo, entrevistas, coleta de dados e informações e pesquisa/revisão bibliográfica, com textos resultantes de dissertações, teses, pesquisas acadêmicas etc., o que valoriza os resultados e as conclusões alcançadas. Ademais, este livro possui um caráter interdisciplinar sobre o tema circulação, transportes e logística, respeitando as diferentes visões dos vários autores que compõem a obra. O livro está organizado em sete capítulos. No primeiro, Márcio Rogério Silveira coloca em evidência a importância dos transportes e da logística como elementos destacáveis da competitividade territorial. No segundo, Nelson Fernandes Felipe Junior analisa o setor portuário e marítimo brasileiro, especialmente na última década, apresentando suas principais modernizações, limitações e repercussões econômicas e territoriais. No terceiro, Frédéric Monié traz uma discussão sobre a modernização do sistema portuário, que deve ser entendida como um processo que começa em 1990 e se estende até a atualidade, tendo como princípio o aumento da competitividade dos portos e terminais privados. No quarto, Ricardo José Batista Nogueira realiza uma análise do transporte fluvial no território brasileiro. No quinto, Ana Paula Camilo Pereira apresenta uma discussão sobre a dinâmica recente do transporte aéreo no Brasil. No sexto capítulo, de Cássio Antunes de Oliveira, tem-se uma discussão sobre as concessões rodoviárias no Brasil. No sétimo e último capítulo, Pierre Alves Costa faz uma reflexão acerca das espacialidades geoeconômicas da Transpetro no território brasileiro.
Contexto da obra
Na área de Viagens e Turismo, obras como esta costumam interessar por abrir horizonte e contexto. “Circulação, Transportes e Logística no Brasil”, de Silveira, Márcio Rogério (editor,), Felipe Junior, Nelson Fernandes (editor,), publicado pela editora Insular, em 2019 e com 214 páginas, integra a categoria Livros de Viagens e Turismo. Esse contexto costuma ser útil para perceber melhor o valor da obra para quem lê lugares, trajetos e experiências.
Editora: Insular
Páginas: 214
Ano: 2019
Edição: 1
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8552401118
ISBN13: 9788552401117
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,390
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,20
Sobre a editora
Os livros da editora Insular convidam o leitor a uma imersão que varia do rigor acadêmico à narrativa ficcional, com um foco recorrente em temas sociais, educacionais e culturais. A experiência de leitura pode ser densa e reflexiva, marcada por abordagens que vão desde análises detalhadas do cotidiano universitário até relatos que exploram emoções humanas profundas e conflitos pessoais. O catálogo sugere uma preferência por obras que dialogam com a realidade brasileira, seja por meio da sociologia, da educação, do jornalismo ou da literatura regional, muitas vezes com um tom crítico e investigativo. Há uma alternância entre textos mais informativos, como estudos sobre políticas públicas e direitos humanos, e narrativas que exploram a complexidade das relações humanas, com ritmo que ora é contemplativo, ora intenso e envolvente.
