
Título: Como Usar a Televisão na Sala de Aula
Autor: Marcos Napolitano
Sinopse: Seria a televisão o principal inimigo dos educadores, do ensino tradicional e da boa formação do aluno na sociedade contemporânea? Ou seria a incorporação desse veículo justamente a salvação para o ensino tornando-o mais moderno? Estas e outras questões que atormentam o cotidiano do educador estão contempladas nesta obra inovadora. Em COMO USAR A TELEVISãO NA SALA DE AULA, o professor Marcos Napolitano propõe uma série de procedimentos básicos que permitem incorporar a programação televisual como documento sócio-histórico, como fonte de aprendizado e como catalisadora de debates na escola. Um conjunto de discussões e um roteiro de atividades, além de muitas sugestões, estão estruturadas de forma a preparar o professor para trabalhar com a TV em sala de aula, com segurança e desenvoltura. Além disso, estimula a reflexão do profissional de ensino sobre o fenômeno social da TV e sua articulação com a escola: um passo importante na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Como Usar a Televisão na Sala de Aula”, de Marcos Napolitano, publicado pela editora Contexto, em 1999 e com 140 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Contexto
Páginas: 140
Ano: 1999
Edição: 5
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8572441115
ISBN13: 9788572441117
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,176
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 0,70
Sobre a editora
Os livros da editora CONTEXTO são marcados por um rigoroso compromisso com temas acadêmicos e sociais relevantes, especialmente nas áreas de História, Linguística e Educação. A experiência de leitura costuma ser densa e reflexiva, com obras que combinam clareza expositiva e aprofundamento teórico, como em análises históricas que abrangem desde o Brasil Império até movimentos sociais contemporâneos, ou estudos linguísticos que exploram desde a sintaxe do português brasileiro até a semiótica. O catálogo revela um interesse constante em conectar a pesquisa acadêmica com a prática pedagógica, destacando obras que dialogam diretamente com educadores, estudantes universitários e pesquisadores. Há uma predominância de textos que adotam tom didático e crítico, equilibrando narrativas históricas, ensaios conceituais e guias práticos, o que sugere um público leitor atento à formação e à compreensão aprofundada dos temas.
