
Título: Conecte Literatura Brasileira - 1ª Parte
Autor: WILLIAM ROBERTO CEREJA
Sinopse: Conecte Literatura brasileira, dos autores William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, chega à sua segunda edição, inteiramente reformulada e atualizada e em perfeita sintonia com as novas tendências das provas do Enem e dos vestibulares. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de trabalho do professor e impulsionar o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos, esta edição apresenta novos estudos de textos e promove atividades de leitura que se abrem para vários diálogos, seja a leitura comparada entre textos de diferentes épocas, seja entre textos de autores brasileiros e autores estrangeiros, seja entre linguagens diferentes, como a literatura, a música e o cinema. Com base nessa perspectiva dialógica de literatura, o trabalho aproxima as literaturas brasileira e portuguesa de outras literaturas, como as europeias, a americana e as africanas de língua portuguesa. Além de roteiros de análise de pintura, a coleção traz roteiros de leitura de filmes relacionados com os conteúdos literários, a fim de que o aluno amplie seus referenciais culturais, aprimore seu gosto cinematográfico e desenvolva suas capacidades leitoras nesse tipo de linguagem. A contextualização histórica dos movimentos literários é feita por meio de um painel de textos de diferentes áreas do conhecimento e transforma-se numa rica aula de leitura interdisciplinar. Para reforçar o trabalho com a leitura, além dos estudos de literatura desenvolvidos ao longo dos capítulos, a obra apresenta as seções Para quem quer mais, que consiste numa antologia suplementar de textos literários, com roteiro de estudo, e Para quem quer mais na Internet, com indicação de sites nos quais o aluno pode conhecer mais textos dos autores estudados ou textos de outros autores do mesmo movimento literário. Ao final das unidades, os Intervalos apresentam projetos de literatura que envolvem atividades de pesquisa, representação teatral, saraus, murais, painéis, etc., retomando e ampliando os conteúdos trabalhados.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Conecte Literatura Brasileira – 1ª Parte”, de WILLIAM ROBERTO CEREJA, publicado pela editora SARAIVA, em 2011 e com 176 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: SARAIVA
Páginas: 176
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8502127667
ISBN13: 9788502127661
Sobre a editora
Os livros da editora Saraiva costumam apresentar uma leitura focada em temas jurídicos e acadêmicos, com obras que mesclam didática e atualização legislativa. O leitor encontra textos que vão desde manuais práticos para estudantes e profissionais do Direito até análises detalhadas de códigos e processos, muitas vezes acompanhados de recursos como esquemas, quadros e materiais digitais complementares. O tom das obras varia entre o rigor técnico e uma linguagem clara, que busca facilitar a compreensão sem perder a profundidade. Além do Direito, o catálogo inclui títulos que abordam questões sociais, ambientais e empresariais, ampliando o interesse para públicos que buscam conhecimento aplicado e reflexões contemporâneas.
