
Título: Consciencia das Palavras
Autor: Elias Canetti
Sinopse: Elias Canetti, prêmio Nobel de Literatura de 1981, é daqueles escritores para quem o ato de escrever é um ato de enorme responsabilidade, como ele mesmo o afirma com todas as letras no ensaio que fecha este volume. Daí o seu título, A consciência das palavras, sob o qual se acham reunidos textos sobre Confúcio, Georg Büchner, Tolstoi, Kafka, Hermann Broch, Karl Kraus e Hitler, além de uma evocação da tragédia de Hiroxima por intermédio do diário de um de seus sobreviventes ou de reminiscências sobre as origens de seu monumental romance Auto-de-fé.
Contexto da obra
Na Filosofia, obras como esta costumam ganhar força pela densidade das ideias e pelo tipo de reflexão que propõem. “Consciencia das Palavras”, de Elias Canetti, publicado pela editora Companhia de Bolso, em 2011 e com 328 páginas, integra a categoria Livros de Filosofia. Por isso, o contexto da obra costuma dizer bastante sobre a maneira mais produtiva de lê-la.
Editora: Companhia de Bolso
Páginas: 328
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8535919856
ISBN13: 9788535919851
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,273
- Altura (cm): 18,00
- Largura (cm): 12,50
- Espessura (cm): 1,60
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia de Bolso apresentam uma variedade que vai do ensaio crítico à narrativa literária, passando por biografias e estudos históricos. A experiência de leitura costuma ser marcada por um tom reflexivo e uma linguagem que combina rigor intelectual com acessibilidade, seja na análise de temas como religião, filosofia e política, seja na construção de personagens e cenários densos e humanos. O catálogo sugere um equilíbrio entre obras que exploram conflitos culturais e sociais profundos e outras que valorizam a dimensão poética e a sensibilidade do cotidiano. Em alguns casos, a prosa é mais densa e filosófica, enquanto em outros predomina um ritmo narrativo mais fluido e envolvente, com humor ou lirismo discretos. Essa diversidade permite ao leitor navegar entre textos que dialogam com a tradição intelectual e outros que se aproximam da experiência pessoal e da memória.
