
Título: Contos Gauchescos
Autor: João Simões Lopes Neto
Sinopse: [Na orelha da 1ª edição] 'A primeira edição de Contos Gauchescos, de J. Simões Lopes Neto, saiu há 79 anos [em 1912]. Com esta simples informação, o autor e sua obra ficam dispensados de todos os elogios. Não há maior desafio à afirmação de um escritor. É a prova definitiva: a sobrevivência na posteridade. Por outro lado, a circunstância de ser um escritor que ultrapassou os limites do regional, atingindo universalidade plena, sem prejuízo de sua identidade gauchesca e sem perda de seus vínculos nativistas, também o singulariza como clássico — o primeiro clássico do regionalismo sul-rio-grandense. A maestria com que emprega tantas expressões dialetais — mais de mil, neste livro — em lugar de prejudicar-lhe a prosa, consegue enriquecê-la, tornando-a bem mais colorida e realçando-lhe a sedutora feição localista. A inclusão de J. Simões Lopes Neto no nosso catálogo é o melhor que podemos fazer pela literatura rio-grandense. |...| Martins Livreiro Editor — desde 1991 — vem publicando, alternadamente, os Contos Gauchescos e as Lendas do Sul de J. Simões Lopes Neto. Sempre com prefácio de Carlos Reverbel. Em 1996 lançou uma edição popular dos Contos, com apresentação de Reverbel, [capa de João A, Chicon, inspirada “No manantial” de Simões Lopes Neto) e glossário extraído do Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul dos irmãos Zeno & Rui Cardoso Nunes. (Extraído de "A Poética do Conto de Simões Lopes Neto — o exemplo de "O negro Bonifácio" de Cláudia Rejane Dornelles Antunes; Coleção Memória das Letras, 14 - Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 51). ==== CONTOS GAUCHESCOS - NO MANANTIAL [Curtas Gaúchos - RBS/TV] https://www.youtube.com/watch?v=4urEFIbYIYw
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto, publicado pela editora Martins Livreiro Editor, em 1997 e com 175 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Martins Livreiro Editor
Páginas: 175
Ano: 1997
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8586232157
ISBN13: 9788586232152
Sobre a editora
Os livros da editora Martins Livreiro Editor convidam o leitor a mergulhar na cultura e história do Rio Grande do Sul, com uma forte presença de narrativas que valorizam o regionalismo e o patrimônio documental. A experiência de leitura costuma ser marcada por textos que equilibram pesquisa rigorosa e um tom que pode variar do informativo ao poético, especialmente ao tratar de tradições, lendas e relatos históricos. O catálogo revela obras que vão desde compilações documentais detalhadas, com centenas de páginas e iconografia rica, até textos literários que exploram o folclore e a oralidade gaúcha com linguagem local e expressões dialetais. Essa diversidade cria um contraste interessante entre volumes densos, com ampla bibliografia, e edições mais acessíveis, que incluem glossários para facilitar o entendimento do leitor.
