
Título: Corpo e Alma no Desfile na Sapucaí
Autor: Margaret Refkalefsky
Sinopse: Este livro é uma importante contribuição para o conhecimento do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Este trabalho se destaca de outros ao abordar o desfile sob dois novos ângulos: o corpo feminino e o espetáculo. Analisa as várias dimensões do corpo nas artes e aprofunda duas situações exemplares no desfile: o corpo nu e o corpo vestido, tomando como modelo a madrinha da bateria e as baianas. Sociologia
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Corpo e Alma no Desfile na Sapucaí”, de Margaret Refkalefsky, publicado pela editora Cejup, em 2014 e com 272 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cejup
Páginas: 272
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8555172055
ISBN13: 9788555172052
Sobre a editora
Os livros da editora CEJUP costumam mergulhar profundamente em temas ligados à Amazônia e à história regional, com narrativas que combinam rigor documental e experimentação linguística. A leitura frequentemente envolve um ritmo contemplativo, que convida à reflexão sobre questões sociais, culturais e ambientais, mesclando ensaios, biografias, poesia e ficção. Há obras que exploram desde a oralidade amazônica até análises políticas e econômicas, revelando um catálogo que valoriza tanto o conteúdo informativo quanto a dimensão literária. O tom varia entre o didático e o poético, com textos que podem ser densos e outros mais acessíveis, atendendo a leitores interessados em história, cultura e literatura da região.
