
Título: Crianças e Narrativas: maneiras de sentir, maneiras de dizer...
Autor: Frédéroc François
Sinopse: Conferindo uma importância essencial aos diversos tipos de narrativa, às múltiplas maneiras de narrar e à variedade dos efeitos produzidos, os seis capítulos desta coletânea enfatizam a tendência de se buscar "uma" estrutura "da" narrativa. Nesta direção, a ênfase recai, inicialmente, na diversidade de conteúdo: cada criança-autora é capaz de narrar/contar de diversas maneiras em função do que narra/conta. Em seguida, o foco de interesse do autor converge, ao longo dos capítulos, para a apresentação de reflexões teóricas sobre a narrativa como gênero e efeito discursivo, e para a ilustração, com comentários, de especificidades encontradas em narrativas infantis, a fim de mostrar a diversidade dos estilos individuais à qual as crianças não escapam. Isto leva Frédéric François a evidenciar o que a criança deve aprender, e o que é necessário para que uma narrativa infantil não seja "uma má cópia" da narrativa adulta. Enfim, estas considerações modificam evidentemente a imagem que podemos fazer do adulto pedagogo e de seu papel junto às crianças. Linguistas, pedagogos, psicólogos, professores de língua materna, fonoaudiólogos encontrarão aqui subsídios importantes para reflexões e questionamentos a respeito da comunicação linguística.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Crianças e Narrativas: maneiras de sentir, maneiras de dizer…”, de Frédéroc François, publicado pela editora Humanitas, em 2009 e com 276 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Humanitas
Páginas: 276
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8577321096
ISBN13: 9788577321094
Sobre a editora
Os livros da editora HUMANITAS apresentam um perfil marcado pela reflexão crítica e análise detalhada em áreas das ciências humanas, linguística e literatura. As obras costumam aprofundar temas como sociolinguística, história cultural e filosofia, com um ritmo que privilegia o rigor acadêmico e a densidade conceitual. O tom dos textos varia entre o analítico e o ensaístico, frequentemente explorando tensões entre normas e práticas sociais, ou entre passado e presente. O catálogo inclui trabalhos que dialogam com contextos históricos e culturais específicos, como movimentos sociais, estudos interdisciplinares e análises literárias, indicando uma preocupação com a produção de conhecimento fundamentado e contextualizado.
