
Título: Crimes Federais
Autor: Fábio Roque Araújo
Sinopse: "É com grande satisfação que apresentamos nosso livro Crimes Federais. A ideia do livro surgiu da crescente demanda que nos foi trazida pelos nossos alunos, sobretudo aqueles que labutam na batalha dos concursos públicos de âmbito federal. A partir daí, nosso objetivo passou a ser a elaboração de uma obra que, sendo didática e objetiva, pudesse aprofundar as reflexões acerca dos crimes de competência da Justiça Federal. Optamos por trabalhar com os crimes de competência exclusivamente federal (e não aqueles que, acidentalmente, podem ser atraídos à esfera federal), sob pena de desvirtuarmos o objetivo precípuo da obra. Desta forma, trouxemos os crimes federais contemplados no Código Penal e nas muitas leis extravagantes. Procuramos fazer uma análise minuciosa dos crimes de competência exclusivamente federal, com ênfase nas mais relevantes discussões doutrinárias e jurisprudenciais. Para tanto, não nos adstringimos ao estudo das súmulas e precedentes do STF e STJ, mas também dos 5 (cinco) Tribunais Regionais Federais. Ademais, o estudo de cada crime federal é complementado com as questões, ao final do capítulo, todas elas extraídas dos mais importantes concursos públicos. Iniciamos a obra com um capítulo dedicado ao histórico da Justiça Federal, haja vista a crescente cobrança do tema em concursos, mormente da Magistratura Federal. Antes da análise dos crimes federais em espécie, procedemos à análise da competência da Justiça Federal e da Lei n.º 10.446/02, que trata das atribuições da Polícia Federal. Tecemos comentários, ainda, à Emenda Constitucional n.º 73, aprovada no último dia 06 de junho de 2013, que cria mais 4 (quatro) Tribunais Regionais Federais, que devem ser instalados em até 06 (seis) meses, a partir da promulgação da Emenda. Muito embora o objetivo da obra não seja, exclusivamente, a preparação para concursos federais – na medida em que esperamos que o estudo realizado possa ser útil àqueles com atuação prática na Justiça Federal – não podemos deixar de anotar que foi esta a motivação primeira".
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Crimes Federais”, de Fábio Roque Araújo, publicado pela editora Juspodivm, em 2013 e com 430 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Juspodivm
Páginas: 430
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8577615154
ISBN13: 9788577615155
Sobre a editora
Os livros da editora JUSPODIVM oferecem uma experiência focada no estudo jurídico aprofundado, especialmente voltado para concursos públicos e profissionais do Direito. O catálogo privilegia obras com linguagem clara, didática e sistematizada, que combinam análise doutrinária, jurisprudência atualizada e questões comentadas, facilitando o aprendizado e a aplicação prática. Há um equilíbrio entre textos mais densos, que exploram conceitos complexos do Direito Civil, Penal e Administrativo, e materiais mais objetivos, com esquemas, tabelas e resumos que agilizam a consulta e revisão. O ritmo das obras varia do mais expositivo e reflexivo ao mais direto e prático, atendendo tanto a leitores que buscam compreensão teórica quanto àqueles que precisam de preparação rápida e eficaz para provas.
