
Título: Criminologia do Satanismo
Autor: Cláudia Nara Borato
Sinopse: O Satanismo manifesta-se de diferentes formas e há diversas ramificações no mundo todo. Há, inclusive, satanistas que adoram o diabo, entretanto, não matam pessoas, nem oferecem sacrifícios ao seu deus. Quanto a estes não há o que falar em estudo criminológico, vez que não há crime em adorar o diabo. O tipo de Satanismo estudado nesta obra consiste no sequestro, tortura e morte de seres humanos e animais oferecidos a Satanás, em troca de poderes, riquezas e favores. É um fanatismo religioso, uma crença em matar e oferecer em sacrifício vidas agrada ao seu deus. No mundo todo há o registro do desaparecimento de adultos e crianças, sendo que na sua maioria as causas não chegam a ser investigadas, não existindo conclusão a estes desaparecimentos. O jornalismo mundial já denuncia estes crimes. Há o registro de crianças sequestradas e submetidas a magia negra no Brasil. Na África, crianças são sequestradas para serem usadas em rituais de curandeiros na Europa. Em Uganda (África), crianças são sequestradas, mutiladas e mortas por bruxos. Há uma necessidade urgente de o Porder Público realizar medidas que previnam e evitem estas barbáries.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Criminologia do Satanismo”, de Cláudia Nara Borato, publicado pela editora Lumen Juris, em 2013 e com 169 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Lumen Juris
Páginas: 169
Ano: 2013
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8537522767
ISBN13: 9788537522769
Sobre a editora
Os livros da editora Lumen Juris costumam oferecer uma leitura densa e focada em temas jurídicos contemporâneos, com forte ênfase em análises acadêmicas e pesquisas aprofundadas. O catálogo revela obras que abordam desde questões processuais e criminais até debates sobre direitos humanos, políticas públicas e direito empresarial, sempre com um tom crítico e fundamentado. A linguagem, apesar de técnica, busca ser acessível em alguns títulos, favorecendo tanto profissionais quanto estudantes. Há uma clara preocupação em apresentar estudos que dialogam com a realidade brasileira, incluindo temas como encarceramento feminino, judicialização de direitos sociais e desafios do sistema penal. O material de apresentação indica que o leitor encontrará textos que privilegiam o rigor científico e a reflexão ética, com ritmo que pode variar entre o mais analítico e o mais discursivo.
