Sinopse: Em seu sétimo livro, o jornalista e escritor David Coimbra volta a focar seu texto sensível e irônico em tramas que envolvem os sentimentos mais íntimos compartilhados por homens e mulheres. São 26 contos que desvendam as paixões, os desejos, as traições e as vinganças de seus personagens.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Crônica da Selvageria Ocidental”, de David Coimbra, publicado pela editora ZH Publicações, em 2002 e com 116 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de David Coimbra é um convite a um universo onde o humor e o mistério se entrelaçam com personagens femininas intensas e multifacetadas. A prosa se movimenta com fluidez entre o cotidiano e o extraordinário, ora trazendo relatos íntimos, ora narrativas cheias de suspense e reviravoltas. O ritmo varia entre o ágil, presente nos contos e crônicas, e o mais pausado, quando o autor se dedica a panoramas históricos que misturam erudição e leveza. A tensão nasce da complexidade das relações humanas, especialmente a dinâmica de poder e desejo entre homens e mulheres, que aparecem em versões diversas e surpreendentes. O leitor é levado a questionar as aparências e a se envolver com histórias que combinam sensualidade, ironia e uma visão crítica do comportamento social. Esse mosaico de estilos e temas compõe a experiência singular dos livros de David Coimbra.