
Título: Das Fontes às Normas
Autor: Ricardo Guastini
Sinopse: A obra consolida o pensamento do jurista sobre os distintos aspectos assinalados, como a distinção entre "disposição" e "norma", a natureza da "linguagem jurídica", a qualificação dos "fatos" na linguagem dos juristas, a aplicação da lógica ao direito, especialmente para identificação dos enuciados deônticos e respectiva interpretação, conceitos e critérios de validade e antinomias entre normas, composição da estrutura dos sistemas jurídicos e os formalismos jurídicos.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Das Fontes às Normas”, de Ricardo Guastini, publicado pela editora Quartier Latin, em 2005 e com 415 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Quartier Latin
Páginas: 415
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Quartier Latin costumam se concentrar em obras densas e técnicas, voltadas principalmente para áreas do Direito e ciências jurídicas. A leitura tende a ser detalhada, com textos que exploram normativas, conceitos jurídicos e análises aprofundadas de temas como direito tributário, direito empresarial e direito internacional. O tom é predominantemente formal e didático, com foco em clareza e rigor conceitual, adequado para leitores que buscam conhecimento especializado ou acadêmico. O catálogo apresenta uma predominância de obras que discutem estruturas legais, procedimentos jurídicos e questões contemporâneas do direito, muitas vezes com abordagem crítica e reflexiva.
