
Título: De Fato e de Ficção
Autor: Gore Vidal
Sinopse: De fato e de ficção é uma seleção cuidadosamente preparada por Paulo Sérgio Pinheiro e Michael Hall de alguns dos melhores ensaios escritos por Gore Vidal nas três últimas décadas. Considerado o mais completo ensaísta norte-americano, Vidal é dos poucos escritores que se dedicam com igual destreza ao trabalho de ficção e ao ensaístico.Absolutamente avesso ao discurso acadêmico e a qualquer tipo de especialização, Vidal tece comentários extremamente originais sobre os mais variados assuntos, revelando sempre uma postura desmistificadora e irreverente com relação às instituições políticas e literárias e à moral sexual. Comentando a literatura e a personalidade de figuras como Tennessee Williams, F. Scott Fitzgerald, Yukio Mishima, Edmund Wilson, Anais Nin e Christopher Isherwood ou escrevendo sobre política - Teddy Roosevelt, Abraham Lincoln, o sexo como política, West Point ou Eleanor Roosevelt -, sua expressão é sempre marcada pelo senso de humor e pela fineza do raciocínio; em sua obra o coloquial e o vulgar incorporam-se à elegância da linguagem.
Contexto da obra
Na crítica literária, livros como este costumam ampliar a leitura de autores, obras e tradições. “De Fato e de Ficção”, de Gore Vidal, publicado pela editora Companhia das Letras, em 1987 e com 328 páginas, integra a categoria Livros de Crítica Literária. Na prática, isso ajuda a situar o livro como apoio valioso para quem quer ler obras e autores com mais contexto.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 328
Ano: 1987
Edição: undefined
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8585095164
ISBN13: 9788585095161
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,392
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 14,00
- Espessura (cm): 1,70
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
