
Título: Desenvolvimento da linguagem: escrita e textualidade
Autor: Jane Correa
Sinopse: Este livro explora três temas relacionados ao desenvolvimento da linguagem, desde a aquisição do sistema de escrita pela criança ao desenvolvimento da textualidade. Para tanto, oferece ao leitor um panorama das pesquisas realizadas nas últimas três décadas sobre o tema, organizados em torno das evidências empíricas oriundas de pesquisas nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento da escrita e da textualidade. As autoras, pesquisadoras dessa área, enfatizam a escrita por sua importância para o pensamento, já que a aprendizagem da língua escrita constitui tanto o acesso a um novo objeto de conhecimento quanto uma nova ferramenta para futuras aprendizagens. A obra faz parte da Coleção Infância e Adolescência no Contemporâneo, que tem o objetivo de construir e disponibilizar recursos simbólicos para uma maior compreensão da criança e do jovem brasileiro frente às transformações da atualidade.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Desenvolvimento da linguagem: escrita e textualidade”, de Jane Correa, publicado pela editora NAU Editora, em 2001 e com 144 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: NAU Editora
Páginas: 144
Ano: 2001
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8585936452
ISBN13: 9788585936457
Sobre a editora
Os livros da editora NAU EDITORA convidam o leitor a uma imersão em temas que transitam entre arte, filosofia, cultura e questões sociais, sempre com um olhar aprofundado e crítico. A experiência de leitura frequentemente envolve textos densos, que mesclam ensaios acadêmicos, reflexões filosóficas e narrativas que abordam realidades contemporâneas, como a vulnerabilidade juvenil e a violência. O tom é majoritariamente sério e analítico, com obras que exploram desde a história da arte e suas relações com a loucura até investigações sobre a linguagem, o poder e a experiência estética. O catálogo sugere uma preferência por textos que dialogam com o pensamento crítico e a pesquisa, mas também há espaço para narrativas ficcionais que mantêm um ritmo ágil e coloquial, explorando temas sociais complexos.
