
Título: Diálogos Difíceis Em Oncologia
Autor: Cibele Leite Siqueira
Sinopse: Este livro é parte da tese de doutorado da autora que se intitulou: DIÁLOGOS DIFÍCEIS EM ONCOLOGIA: CONSTRUÇÃO DE UM MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ENFERMEIROS e foi defendida na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/SP, em 2016. A ideia inicial era elaborar um manual que abarcasse as diversas faces dos diálogos difíceis que acontecem nos setores de oncologia, porém, ao explorar o tema, percebemos que sua profundidade e amplitude não caberiam em um manual na sua concepção. Optamos, deste modo, a escrever quatro artigos e este livro, de modo que nos desse a liberdade de explorar a imensidão de faces que permeiam a comunicação de uma má notícia a um paciente, familiar, cuidador, amigo e ao próprio profissional que sofre com este momento. Ao fazer a busca na literatura, percebemos que muitas lacunas precisavam ser aprofundadas de modo que este momento da comunicação não fosse um mero passo a passo de um procedimento em saúde, pois sabemos que receber uma má notícia pode mudar a visão de mundo de qualquer pessoa. É um momento especial na vida de ambos: paciente e profissional. Optamos dividir o livro em capítulos que tivessem como arcabouço teórico a Teoria Humanística de Josephine G. Paterson e Loretta T. Zderad, usar os preceitos da relação de ajuda de Carl R. Rogers e dos conceitos de comunicação de Maguida C. Stefanelli e Maria Júlia Paes da Silva. Associado aos referenciais citados, optamos em trazer o estado da arte por meio de artigos, teses e dissertações da literatura nacional e internacional. Ao fim de cada capítulo propomos sugestões aos leitores. Embora a teoria utilizada advenha da enfermagem, este livro pode ser utilizado por qualquer profissional da área da saúde que em algum momento necessitará comunicar uma má notícia. Esperamos que o leitor se aprofunde em cada questão abordada, passando principalmente pelo autoconhecimento, de modo que possa prestar uma assistência humanizada, livre de danos.
Contexto da obra
Na área médica, obras como esta geralmente circulam em contextos de estudo, atualização e apoio técnico. “Diálogos Difíceis Em Oncologia”, de Cibele Leite Siqueira, publicado pela editora CRV e com 222 páginas, integra a categoria Livros de Medicina. Na prática, esse contexto ajuda a perceber melhor o valor do livro para estudo, revisão e atualização na área.
Editora: CRV
Páginas: 222
Ano:
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8544427081
ISBN13: 9788544427088
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,380
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
