
Título: Diário de um Desertor
Autor: Gilson Pinheiro
Sinopse: Adnan era sargento da Divisão Blindada de Damasco, sendo condecorado em 2008 pelo presidente Bashar al-Assad. Após os ideais de liberdade da Primavera Árabe invadirem o território sírio, o governo resolveu agir com atrocidade contra a população civil. Adnan discorda da barbárie da opressão e resolve desertar para aliar- se ao Exército Livre da Síria. Mas o seu maior desafio será escrever o Diário de um Desertor e entregá-lo pessoalmente ao ditador Bashar al-Assad. Porém, terá de confrontar com os ideais de califado exercido pelos fundamentalistas do Estado Islâmico.
Contexto da obra
Na ficção, o interesse por um livro costuma começar na história, mas não termina nela. “Diário de um Desertor”, de Gilson Pinheiro, publicado pela editora Chiado, em 2016 e com 452 páginas, integra a categoria Livros de Ficção. Por isso, o livro tende a ganhar mais presença quando o leitor observa também como a história é contada.
Editora: Chiado
Páginas: 452
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 9895167970
ISBN13: 9789895167975
Sobre a editora
Os livros da editora Chiado apresentam uma variedade de narrativas que transitam entre o real e o imaginário, com forte presença de histórias que exploram emoções humanas intensas e dilemas pessoais. O catálogo revela obras que vão do erótico explícito a relatos de conflitos familiares e existenciais, passando por tramas que envolvem mistério, fantasia e reflexões filosóficas. Muitas histórias se desenrolam em cenários urbanos brasileiros, enquanto outras se aventuram em reinos imaginários ou dimensões paralelas, mostrando uma diversidade de ambientações. A linguagem varia do poético e introspectivo ao direto e cru, com ritmo que ora se concentra na tensão dramática, ora privilegia a fluidez de crônicas e contos curtos. Essa pluralidade sugere que o leitor encontrará tanto textos mais densos e reflexivos quanto leituras ágeis e envolventes.
