
Título: Dicionário de Cinema do Paraná
Autor: Francisco Alves dos Santos
Sinopse: A finalidade deste livro é oferecer uma visão, em forma de verbetes, sobre cinema do Paraná, sua evolução, e sobre os profissionais e artistas envolvidos com esta produção, desde os seus primórdios aos dias atuais: diretores, produtores, fotógrafos, montadores, atores, pesquisadores, críticos, cineclubistas, exibidores, festivais, os principais momentos, movimentos, entidades, filmes (...) Cinema
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Dicionário de Cinema do Paraná”, de Francisco Alves dos Santos, publicado pela editora Fundação Cultural de Curitiba, em 2005 e com 261 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Fundação Cultural de Curitiba
Páginas: 261
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8586107042
ISBN13: 9788586107047
Sobre a editora
Os livros da editora Fundação Cultural de Curitiba oferecem uma imersão detalhada na história e cultura local, com foco em Curitiba e no Paraná. A leitura costuma ser densa e informativa, com textos que combinam pesquisa acadêmica, documentos históricos e registros visuais, como fotografias e desenhos. O tom varia entre o didático e o memorialístico, trazendo à tona nuances da formação urbana, social e artística da região. O catálogo privilegia obras que exploram desde a pré-história e o período colonial até movimentos culturais e artísticos contemporâneos, revelando uma preocupação com a memória coletiva e a valorização do patrimônio. Essa diversidade se manifesta em livros que ora são mais analíticos e acadêmicos, ora mais ilustrativos e narrativos, mas sempre com um ritmo que convida à reflexão cuidadosa.
