
Título: Dicionario Paulo Freire
Autor: Danilo R. Streck
Sinopse: Este livro reúne 230 verbetes sobre a obra de Paulo Freire, conhecido pelo caráter transformador de sua pedagogia e pela atuação marcada pela busca de uma sociedade mais justa por meio de uma educação humanizadora. Foi para compilar fragmentos das práticas, dos pensamentos e dos sonhos de Paulo Freire que 104 estudiosos(as) produziram este dicionário de verbetes fundamentais para se pensar a educação hoje.“Uma leitura atenta de Pedagogia do oprimido revela a construção de uma teoria e de uma proposta de prática pedagógica de vocação popular e emancipatória fundada em um encontro de diversidades.”ANDARILHAGEM | Carlos Rodrigues Brandão“Como relatado no livro Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo, a autoridade moral de Paulo e a clareza de suas ideias influenciaram os dirigentes dos movimentos de libertação no poder na busca de uma relação inédita entre cultura e poder.” Instituto de Ação Cultural (IDAC) | Rosiska Darcy de Oliveira“De muitas maneiras, Paulo incorporava o relacionamento delicado e muitas vezes problemático entre o pessoal e o político. Sua própria vida foi um testemunho não somente de sua crença na democracia, mas também da noção de que nossa vida tinha de se aproximar o máximo possível de exemplificar as relações e experiências sociais que atestavam um futuro mais humano e democrático.”DEMOCRACIA | Henry Giroux“O gosto pelas metáforas Paulo Freire diz que tem e é bom. Pois lhe permite andar pelas ruas da história, ver e ouvir com nitidez o contorno sonoro da fala do camponês, livre das esquinas arestosas que nos fere. Paulo é dono de um dizer que leva a gente a pensar. É a sua maneira corajosa de amar. Ele chega e anima: o tempo é fundante, o inédito é viável, e nos encoraja contra o cansaço espiritual, o medo da aventura, a esperança vazia, porque aprendeu que desse cansaço nasce uma anestesia histórica.”POESIA | Thiago de Mello
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Dicionario Paulo Freire”, de Danilo R. Streck, publicado pela editora Autêntica, em 2016 e com 448 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Autêntica
Páginas: 448
Ano: 2016
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8582178654
ISBN13: 9788582178652
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,646
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,10
Sobre a editora
Os livros da editora Autêntica convidam o leitor a percorrer territórios que misturam filosofia, literatura e ciências humanas com uma linguagem que pode ser tanto densa quanto acessível. O catálogo revela um interesse pela reflexão crítica sobre temas como identidade, educação, cultura e política, frequentemente explorados por meio de abordagens que cruzam disciplinas e rompem fronteiras tradicionais. Há obras que propõem uma leitura pausada e contemplativa, enquanto outras adotam um tom mais direto e didático, voltado para públicos acadêmicos e interessados em debates contemporâneos. Essa diversidade sugere uma editora que valoriza o pensamento profundo e a pluralidade de perspectivas.
