
Título: Direito do Comércio Internacional. Pragmática, Diversidade e Inovação
Autor: Maristela Basso
Sinopse: Luiz Olavo Baptista é um excepcional Professor, e a sua atuação, no correr dos anos na Faculdade de Direito da USP, vem abrangendo os três fins da vida universitária: o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços à comunidade. No seu percurso, a experiência profissional de grande advogado, à qual se somou mais recentemente a de membro do Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio, tem enriquecido e ampliado a sua reflexão. Nesta reflexão de amplos horizontes conjugam-se, de maneira heurística, o apreço pela tradição e o gosto pela inovação. Deste conjunto de virtudes têm se beneficiado os seus inúmeros orientandos – atuais e antigos – no campo do Direito Internacional, que se reuniram para homenageá-lo com este liber amicorum.Os assuntos examinados e discutidos neste livro, organizado por Maristela Basso, Daniela Zaitz e Maurício Almeida Prado, são indicativos dos muitos temas jurídicos versados por Luiz Olavo Baptista na sua obra. Desta sua trajetória nos dá conta, no prefácio, o Professor Vicente Marotta Rangel, nosso comum e eminente Mestre. O leitor assim encontrará, inter alia, ensaios sobre a arbitragem; sobre contratos; sobre câmbio; garantias bancárias;know-how; cláusulas dehardship; análises da jurisprudência do Mercosul e da OMC. Merecem, também, destaque, os muitos estudos sobre a OMC que analisam desde os temas tradicionais do direito econômico internacional, como salvaguardas, subsídios e medidas compensatórias, até os mais contemporâneos, como meio ambiente, padrões trabalhistas, o acordo de TRIMS e de TRIPS. Estão presentes também ensaios sobre assuntos atuais da agenda internacional, como recursos hídricos, as negociações de óleo e gás natural e as novas dimensões da responsabilidade internacional do Estado.
Contexto da obra
No campo jurídico, livros como este costumam ocupar um lugar importante entre estudo, consulta e formação. “Direito do Comércio Internacional. Pragmática, Diversidade e Inovação”, de Maristela Basso, publicado pela editora Juruá Editora, em 2005 e com 576 páginas, integra a categoria Livros de Direito. Isso costuma ajudar a entender o lugar da obra entre livros de apoio, formação e referência jurídica.
Editora: Juruá Editora
Páginas: 576
Ano: 2005
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8536210850
ISBN13: 9788536210858
- Encadernação: CAPA DURA
- Peso (kg): 0,870
- Altura (cm): 21,50
- Largura (cm): 16,50
- Espessura (cm): 4,30
Sobre a editora
Os livros da editora Juruá Editora costumam abordar temas jurídicos e sociais com rigor acadêmico e linguagem acessível, favorecendo tanto profissionais quanto estudantes. A leitura desses livros revela um enfoque detalhado em análises normativas, doutrinárias e práticas, com obras que vão desde estudos sobre legislação de trânsito até reflexões sobre direitos humanos e políticas públicas. O catálogo indica um predomínio de textos densos e didáticos, que combinam aspectos teóricos e práticos, frequentemente com uma abordagem interdisciplinar que conecta direito, sociologia, psicologia e outras áreas. O tom é geralmente formal e analítico, com ritmo que privilegia o aprofundamento e a clareza, sem abrir mão da atualização constante dos temas tratados.
