
Título: Direito, Escassez & Escolha
Autor: Gustavo Amaral
Sinopse: Esta dissertação procura responder a algumas indagações - o Direito pode fornecer alguma resposta para situações em que haja escassez de recursos? Como escolher a quem atender ou a quem não atender, num cenário de falta de meios? A análise, impulsionada pelas decisões que asseguram aos portadores do vírus HIV amplo tratamento - apesar da evidente carência de recursos -, é centrada na questão da saúde.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Direito, Escassez & Escolha”, de Gustavo Amaral, publicado pela editora Renovar, em 2001 e com 240 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Renovar
Páginas: 240
Ano: 2001
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8571472815
ISBN13: 9788571472815
Sobre a editora
Os livros da editora Renovar apresentam um perfil marcado pela análise crítica e aprofundada do Direito em suas múltiplas interfaces, especialmente em temas como Direito Internacional, Constitucional, Civil e Econômico. A leitura costuma ser densa, com textos que mesclam rigor teórico e abordagem multidisciplinar, incluindo economia, filosofia política e hermenêutica jurídica. O tom tende a ser formal e analítico, com foco em questões contemporâneas como globalização, integração regional e regulação estatal. O catálogo oferece obras que dialogam com públicos acadêmicos e profissionais do Direito, com discussões que vão do exame de princípios fundamentais até estudos de casos práticos e comparativos.
