
Título: DIREITOS DE PARA TODOS
Autor: CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA
Sinopse: "O direito não é mesmo bastante para assegurar a humanidade, mas é imprescindível para constranger e reparar a injustiça desumana" (Cármen Lúcia Antunes Rocha) Neste livro, a magistrada, jurista e ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha reúne os trinta artigos da Declaração dos Direitos Humanos e apresenta, para cada um deles, interpretações que mesclam história, ficção e um amplo olhar humanista . Cada artigo é ilustrado por uma obra do pintor Candido Portinari, que tem seus grandes painéis, “Guerra e paz”, cedidos justamente para a sede da Organização das Nações Unidas, órgão criado após a Segunda Guerra Mundial para sedimentar juridicamente a aliança entre os países depois do conflito que matou milhares de pessoas. Portinari também pintou a fome e as desigualdades sociais do Brasil. Na introdução da obra, a autora traz um histórico sobre a criação da ONU e também dos caminhos percorridos para que a Declaração Universal fosse criada em dezembro de 1948. Ela escreve ainda sobre suas repercussões, o seu desdobramento em outros tratados e na Constituição brasileira, e também a necessidade de ser permanentemente consultada, ampliada e cuidada para que os direitos permaneçam garantidos: “O mal cresce é na solidão do impreciso. O bem pede cuidado e atenção, a liberdade também.” Após setenta e cinco anos de sua promulgação, este documento é, mais do que nunca, um instrumento fundamental para orientar os passos da humanidade. O livro é inteiramente impresso em cores, com trinta e três obras de Portinari, e acabamento em capa dura. "Passaram os acontecimentos. Só não passam os sonhos, tão reais que ninguém saberia distingui-los de coisas acontecidas" (Candido Portinari)
Contexto da obra
No campo jurídico, livros como este costumam ocupar um lugar importante entre estudo, consulta e formação. “DIREITOS DE PARA TODOS”, de CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA, publicado pela editora BAZAR DO TEMPO, em 2024 e com 200 páginas, integra a categoria Livros de Direito. Isso costuma ajudar a entender o lugar da obra entre livros de apoio, formação e referência jurídica.
Editora: BAZAR DO TEMPO
Páginas: 200
Ano: 2024-05-06
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 6584515826
ISBN13: 9786584515826
Sobre a editora
Os livros da editora Bazar do tempo convidam a uma leitura que atravessa o pensamento crítico, a história e a cultura com um olhar atento às vozes marginalizadas e às experiências sociais complexas. O catálogo privilegia obras que exploram temas como o feminismo em suas múltiplas vertentes, o pensamento decolonial e a reflexão política, frequentemente com um tom analítico e rigoroso, mas também com espaço para a poesia e a narrativa pessoal. A diversidade de formatos inclui ensaios filosóficos, antologias poéticas, relatos etnográficos e registros históricos, que dialogam entre si ao propor novas perspectivas sobre gênero, raça, memória e identidade. A leitura costuma ser densa e instigante, com textos que mesclam rigor acadêmico e linguagem acessível, favorecendo um público interessado em debates contemporâneos e em trajetórias intelectuais que desafiam paradigmas estabelecidos. Em meio a essa pluralidade, o catálogo da Bazar do tempo revela um equilíbrio entre obras mais narrativas e outras de caráter mais informativo e teórico.
