
Título: Discurso E Cultura
Autor: Jarbas Vargas Nascimento Anderson Ferreira
Sinopse: Este livro resulta de teses, dissertações e discussões ocorridas nas reuniões do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores são pesquisadores e estudantes, que se debruçam sobre fenômenos discursivos e partem da Análise do Discurso de linha Francesa (AD), privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau, pesquisador de destaque internacional. As discussões propostas em cada um dos capítulos firmam a interdisciplinaridade constitutiva da AD e visam a mostrar caminhos discursivos disponíveis aos autores, no processo de análise das amostras selecionadas. A obra se destina a estudantes das ciências humanas e sociais, que se interessam em refletir sobre a dimensão discursiva e interdisciplinar da AD em diferentes objetos linguístico-sociais e seus modos de dizer.
Contexto da obra
Na área de Linguística e Comunicação, livros como este costumam interessar por linguagem, discurso e mediação. “Discurso E Cultura”, de Jarbas Vargas Nascimento Anderson Ferreira, publicado pela editora Blucher Open Access, em 2018 e com 386 páginas, integra a categoria Livros de Linguística e Comunicação. Na prática, isso ajuda a entender melhor o lugar do livro entre linguagem, análise e formas de comunicação.
Editora: Blucher Open Access
Páginas: 386
Ano: 2018
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8580393647
ISBN13: 9788580393644
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,510
- Altura (cm): 24,00
- Largura (cm): 17,00
- Espessura (cm): 2,50
Sobre a editora
Os livros da editora Blucher Open Access convidam a uma leitura atenta de temas contemporâneos e acadêmicos, com forte presença da pesquisa aplicada em áreas como design sustentável, direito financeiro e linguística. A experiência de leitura frequentemente envolve textos densos, que discutem tensões institucionais, políticas públicas e processos sociais a partir de múltiplas perspectivas, como a interdisciplinaridade e o diálogo entre teoria e prática. O ritmo tende a ser reflexivo e analítico, com vocabulário técnico, mas também com abordagens que estimulam a compreensão crítica, por exemplo, sobre sustentabilidade, inovação no setor público e análise discursiva. O catálogo revela uma diversidade que vai de estudos jurídicos e econômicos a investigações sobre linguagem e cultura, com obras que dialogam com públicos acadêmicos e profissionais interessados em aprofundar debates atuais.
