
Título: Diversidades: Dimensões de Gênero e Sexualidade
Autor: Carmen Rial
Sinopse: O livro Diversidades: dimensões de gênero e sexualidade é o primeiro resultado de um trabalho coletivo de organização, que contou com o apoio de diversas instituições e o esforço de muitas pessoas envolvidas para que pudéssemos chegar até estas páginas. Fazendo Gênero é hoje um espaço que sinaliza a expansão das trocas acadêmicas e políticas centradas nos estudos feministas e estudos de gênero e que aponta para a necessidade da continuidade na constituição de práticas e reflexões, como as que apresentaremos a seguir. Sendo fruto dessas trocas e entrecruzamentos, o livro segue três eixos principais: Dimensões políticas, Dimensões de corpo e biopolítica, Dimensões textuais.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Diversidades: Dimensões de Gênero e Sexualidade”, de Carmen Rial, publicado pela editora Mulheres, em 2010 e com 427 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Mulheres
Páginas: 427
Ano: 2010
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8580470013
ISBN13: 9788580470017
Sobre a editora
Os livros da editora Mulheres convidam o leitor a um mergulho na história literária e cultural das mulheres brasileiras e latino-americanas, especialmente entre os séculos XIX e XX. A experiência de leitura é marcada por narrativas que resgatam vozes femininas pouco reconhecidas, entre romances folhetinescos, poesia, dramaturgia e ensaios acadêmicos. O catálogo privilegia obras que exploram tensões entre identidade, gênero e espaço social, com uma linguagem que pode ser tanto analítica quanto poética, dependendo do foco da obra. Há uma atenção especial à construção da memória feminina, muitas vezes a partir de documentos originais, textos raros e pesquisas cuidadosas, o que confere densidade e rigor histórico às publicações da Mulheres.
