
Título: Doença da Morte: A um Direito de Asilo
Autor: Giovanna Bartucci
Sinopse: A doença da morte (de Marguerite Duras) é um texto surpreendente, do começo ao fim. Ele nos toca como um silêncio, se é que se pode referir assim a algo cuja matéria e espessura são dadas pelas palavras. O texto emudece o leitor, em sua profundidade intensiva. Giovana Bartucci reage a este mandato, recupera sua fala, invoca pulso e contorno, ali mesmo onde o amor se desmancha em líquidos. Ela responde ao encontro com vitalidade e ternura, fazendo-nos atentar para a profundidade da ferida de uma morte em vida, ferida-doença, que, instalando no ser um vazio, lugar de ninguém, impede, como uma dor anônima a chorar, a plenitude do amor, como fator de transformação do sujeito na relação com o outro.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Doença da Morte: A um Direito de Asilo”, de Giovanna Bartucci, publicado pela editora Annablume, em 1998 e com 84 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Annablume
Páginas: 84
Ano: 1998
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788574190419
Sobre a editora
Os livros da editora Annablume oferecem uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico com abordagens interdisciplinares, explorando temas como sociologia, filosofia, história cultural e arte. O catálogo privilegia textos densos e reflexivos, muitos deles frutos de pesquisas acadêmicas aprofundadas, que dialogam com áreas como educação, música, urbanismo e comunicação. A linguagem tende a ser analítica e cuidadosa, com obras que investigam desde movimentos sociais e produções artísticas até questões filosóficas e históricas, sempre com atenção ao contexto e às múltiplas camadas de significado.
