
Título: Educação do caráter na adolescência
Autor: Rudolf Allers
Sinopse: "Como nós, que queremos inculcar em almas jovens a sede pelo ideal, a aspiração por coisas elevadas, a reverência pela verdade, a admiração por tudo o que é bom e sagrado - como podemos superar a sedução exercida pelo espírito totalmente materialista, oportunista e hedonista que permeia toda a vida moderna, tanto pública quanto privada? [...] Lidando principalmente com a educação, este livro considera a psicologia apenas na medida em que fatos e teorias influenciam a formação do caráter. Porque a formação do caráter é o tópico destas páginas, outros problemas da educação ou treinamento são mencionados apenas incidentalmente, quando e na medida em que têm alguma relevância para as questões principais. [...] Não há muita esperança para uma verdadeira educação do caráter enquanto a razão for desprezada. Uma teoria da educação que se baseie nos princípios da filosofia católica contradiria a si mesma se negligenciasse o papel desempenhado pela razão. Valor ou bondade é um aspecto do ser, e o ser é o objeto próprio do intelecto. A razão é aquela que descobre a verdade; pois foi dito ao homem: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. [...] Este livro, então, trata da educação do caráter na adolescência. Ele deseja ser principal e eminentemente prático. Portanto, prescinde a toda discussão estendida das noções psicológicas e filosóficas básicas de que se utiliza." O Autor
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Educação do caráter na adolescência”, de Rudolf Allers, publicado pela editora CDB, em 2024 e com 160 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: CDB
Páginas: 160
Ano: 2024
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13: 9786554810517
Sobre a editora
Os livros da editora CDB propõem uma leitura que combina rigor intelectual e compromisso com valores religiosos, especialmente católicos. As obras frequentemente abordam temas como educação do caráter, formação moral e espiritualidade, sempre com um tom reflexivo e fundamentado em tradições filosóficas e teológicas. O ritmo das narrativas tende a ser denso e didático, com textos que privilegiam o exame profundo de conceitos, muitas vezes dialogando com a psicologia, a filosofia e a história da Igreja. Há uma clara preocupação em oferecer material que auxilie o leitor a compreender e praticar a fé, mesmo diante de desafios pessoais e sociais contemporâneos.
