Sinopse: Educação e o mundo moderno reúne trabalhos de Anísio Teixeira escritos entre 1953 e 1964. A partir de uma explícita postura utópica, Anísio Teixeira afirma que a saída para a perplexidade do mundo moderno é uma educação fundamentada na atitude científica. Merecem destaque o capítulo no qual são discutidas as bases da teoria lógica de Dewey e os dedicados aos novos sentidos da tarefa docente e da universidade para a formação do cidadão da democracia moderna.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Educação e o Mundo Moderno”, de Anísio Teixeira, publicado pela editora ED-UFRJ, em 2007 e com 300 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
A leitura dos livros de Anisio Teixeira revela um mergulho profundo na relação entre educação e sociedade brasileira, com um tom que varia entre o analítico e o engajado. A prosa é marcada por uma clareza que privilegia o argumento e a reflexão, alternando entre textos mais densos, que discutem teorias educacionais, e relatos detalhados de experiências práticas na gestão pública. O ritmo pode ser contemplativo, convidando o leitor a ponderar sobre os desafios históricos e contemporâneos da educação, mas também ganha urgência ao tratar das crises e das possibilidades de transformação social. A tensão se constrói na oposição entre o ideal democrático e as dificuldades reais do sistema educacional. Em meio a esse panorama, os livros de Anisio Teixeira oferecem um diálogo constante entre teoria e prática, deixando no leitor a pergunta sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa.