
Título: Educação, Estado e Contradições Socais
Autor: Paulino José Orso
Sinopse: Na sociedade humana, diferente das demais, a sobrevivência não é garantida espontânea e naturalmente. Tanto as lutas travadas com a natureza para domínio e satisfação das necessidades físicas e biológicas, como as levadas a cabo pelos homens entre si, mediadas pela etapa de desenvolvimento, em cada momento e lugar, remetem para a compreensão de que a sobrevivência humana está longe de ser resultado de relações sociais harmoniosas, fraternas e pacíficas. A vida é sinônimo de e pressupõe muitas lutas. E, sendo que as relações sociais são marcadas pala base material em que a educação se constitui, uma vez que esta base está fundada na propriedade privada dos meios de produção, pode-se depreender que, por ser comum a todos, ela traz determinadas implicações para o conjunto da vida social e, portanto, também para a educação, que se revela como um espaço de contradição e de lutas e disputas sociais.A educação não se restringe nem é sinônimo exclusivo de escola, não se resume à educação formal. A escola é apenas mais um dos meios de se educar os indivíduos para viverem na sociedade, ainda que, a partir da modernidade e, principalmente na atualidade, assumiu uma importância significativa. Por isso, qualquer que seja a modalidade de educação, não podemos pensá-la de forma abstrata, uma vez que é produto das relações sociais. Neste sentido, diferente das concepções liberais e positivistas que procuram camuflar e escamotear suas contradições, procuramos desvelá-las e remetê-las para o reconhecimento desta realidade, dando uma contribuição para o desvelamento das ilusões e da ideologia, para a superação das mesmas.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Educação, Estado e Contradições Socais”, de Paulino José Orso, publicado pela editora Outras Expressões e com 255 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Outras Expressões
Páginas: 255
Ano:
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8564421100
ISBN13: 9788564421103
Sobre a editora
Os livros da editora OUTRAS EXPRESSOES costumam mergulhar em narrativas densas e críticas sobre temas sociais, políticos e históricos, com frequência voltados para a América Latina e o Brasil. A experiência de leitura é marcada por um tom analítico e engajado, que combina relatos documentais, estudos acadêmicos e reflexões coletivas. O catálogo apresenta obras que exploram desde a repressão em regimes autoritários até a luta dos trabalhadores e movimentos sociais contemporâneos, muitas vezes com um ritmo que privilegia o aprofundamento e a contextualização. Há também espaço para publicações com forte componente visual e colaborativo, como ensaios fotográficos que dão voz a grupos sociais específicos. Em geral, os livros da editora OUTRAS EXPRESSOES convidam o leitor a compreender as tensões entre poder, resistência e transformação social.
