
Título: Educação humanizadora e os desafios da diversidade
Autor: Ricardo Rossato, Valdo Barcelos
Sinopse: Vivemos tempos de crise. Esse é o tema do momento, aquele que ocupa espaços em grande parte da mídia e afeta toda a humanidade. Vivemos em tempos de globalização e de diluição de fronteiras. A crise de que mais se fala é a crise financeira que, sem dúvida, é real e provoca preocupações, especialmente devido ao desemprego crescente e a suas nefastas consequências. A educação, em seus diversos níveis, mas, especialmente, na universidade, certamente tem o compromisso de dar sua contribuição para superarmos essas dificuldades. Todavia, como educadores(as), não podemos deixar que essa crise econômica ofusque nossa visão e nos impeça de identificar outras crises presentes em nossa sociedade. Crises como a de "humanidade" que conduz a sociedade no rumo de banalização da vida; de intensificação das injustiças e da violência; de desrespeito do outro, especialmente do outro que é diferente. Os textos aqui reunidos fazem parte de um esforço intelectual no sentido de buscar não só entender o que esta gerando esta crise como, também, apontar algumas alternativas a ela. Alternativas que contribuam para a edificação de um mundo social e ecologicamente mais justo e mais fraterno.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Educação humanizadora e os desafios da diversidade”, de Ricardo Rossato, Valdo Barcelos, publicado pela editora Edunisc, em 2009 e com 200 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Edunisc
Páginas: 200
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9788575782316
Sobre a editora
Os livros da editora Edunisc apresentam uma leitura que atravessa temas ligados à história, à cultura regional e às transformações sociais, especialmente no contexto do sul do Brasil. A experiência de leitura costuma mesclar análises aprofundadas, como estudos econômicos regionais e reflexões sobre políticas públicas, com narrativas que dialogam tanto com o público acadêmico quanto com leitores interessados em questões sociais e culturais. O tom varia entre o mais informativo e o ensaístico, com algumas obras oferecendo também uma dimensão literária ou alegórica, o que amplia o espectro de leitores. O catálogo revela um interesse constante por temas ligados à educação, memória, desenvolvimento regional e questões sociais, muitas vezes com foco em abordagens multidisciplinares e metodologias inovadoras.
