
Título: Emílio ou da Educação
Autor: Rousseau Jean-Jacques
Sinopse: Os sarcasmos que Rousseau lançava contra os reis, os grandes e os ricos, porque sabia antecipadamente que eles eram hostis à liberdade dos homens e, portanto, à das crianças, tiveram sua justa paga. Em 9 de julho de 1762, uma sentença do Parlamento de Paris condenava o Emílio a ser rasgado e queimado e ordenava: "O chamado J.-J. Rousseau... será detido e levado às prisões da portaria do Palácio". Como de hábito, as condenações apenas garantiram ao livro toda a publicidade que ele merecia; foi um dos grandes sucessos do século. Mas o amor real às crianças e a liberdade que nele respiramos fazem dele um livro de todos os tempos. Cada geração de educadores descobre nele, com surpresa, o que confusamente procura: depois da Escola emancipada e dos métodos de educação ativa, depois de Makarenko e de seu admirável Poema pedagógico, eis que os pioneiros do "não diretivismo" invocam como padrinho Rousseau e sua educação negativa.
Contexto da obra
Na área de Educação, obras como esta costumam dialogar de perto com ensino, aprendizagem e prática pedagógica. “Emílio ou da Educação”, de Rousseau Jean-Jacques, publicado pela editora Martins Fontes - selo Martins, em 2014 e com 744 páginas, integra a categoria Livros de Educação. Na prática, isso torna mais clara a utilidade do livro dentro de contextos de ensino, aprendizagem e formação docente.
Editora: Martins Fontes - selo Martins
Páginas: 744
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8580631327
ISBN13: 9788580631326
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,620
- Altura (cm): 20,50
- Largura (cm): 12,50
- Espessura (cm): 3,00
Sobre a editora
Os livros da editora Martins Fontes - Selo Martins oferecem uma experiência de leitura que transita entre a reflexão filosófica profunda e narrativas acessíveis para diferentes públicos, incluindo crianças. O catálogo apresenta obras que exploram temas como filosofia do direito, moral, política e literatura clássica, além de títulos infantis que combinam humor e imaginação, como histórias com personagens animais e adaptações de contos tradicionais. A diversidade editorial se manifesta no contraste entre textos densos e didáticos, voltados para estudantes e estudiosos, e livros ilustrados com linguagem simples e cativante para leitores jovens. Essa variedade permite ao leitor navegar por obras que ora convidam à meditação conceitual, ora estimulam a criatividade e o entretenimento.
