
Título: Enciclopédia ilustrada de História - 6: Conflito e poder
Autor: Adam Hart-Davis
Sinopse: SUMÁRIO CONFLITO E PODER 1914-1960 Introdução e Linha do Tempo ASSASSINATO EM SARAJEVO A Grande Guerra Primeira Guerra Mundial (1914-1918) devastou a Europa, eliminou uma geração e redesenhou o mapa mundial. A Revolução Russa Dez dias que abalaram o mundo – derrubada da antiga ordem na Rússia e fundação do primeiro Estado comunista. JOSEF STALIN A Foice e o Martelo Experiência soviética – coletivização, industrialização e opressão do regime stalinista. PROPAGANDA SOVIÉTICA A Grande Depressão Depressão econômica global se seguiu ao crash da bolsa de Nova York. Fascismo Ascenção do fascismo em regiões da Europa, acompanhada por crescente militarismo e controle estatal de todos os aspectos da sociedade. Guerra Civil Espanhola Conflito entre fascismo e comunismo estraçalhou a Espanha. ADOLF HITLER Blitzkrieg Como os exércitos de Hitler varreram a Europa Ocidental no começo da Segunda Guerra Mundial. STALINGRADO Guerra Total Guerra no Atlântico, norte da África, e a onda se volta contra a Alemanha nazista. DIA D O Holocausto Assassinato em massa em escala sem precedentes – campos de concentração nazistas. Guerra no Pacífico Teatro de guerra do Pacífico, de Pearl Harbor a 1945. HIROSHIMA A Guerra Fria Mundo dividido entre Oriente comunista e Ocidente capitalista. MAHATMA GANDHI A Divisão da Índia Independência do Raj Britânico e divisão do subcontinente entre Índia e Paquistão. Fim da Era Colonial Consolidação dos governos independentes nas ex-colônias na África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. A Terra Prometida Fundação do Estado de Israel e seu impacto no Oriente Médio. ALBERT EINSTEIN O Sonho Americano Exuberante economia e produção em massa consolidaram a influência dos EUA no pós-guerra. A MORTE DE KENNEDY Viva la Revolución! Movimentos populares e revolucionários transformaram a América Latina. A Grande Marcha Chinesa Nacionalismo, comunismo e ascenção de Mao ao poder na China. MURO DE BERLIM
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Enciclopédia ilustrada de História – 6: Conflito e poder”, de Adam Hart-Davis, publicado pela editora Duetto, em 2009 e com 82 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Duetto
Páginas: 82
Ano: 2009
Edição:
Linguagem: português
ISBN:
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Duetto apresentam uma experiência de leitura que mescla rigor informativo com acessibilidade, especialmente em temas científicos, históricos e culturais. O catálogo privilegia obras que exploram desde avanços da ciência e tecnologia até análises históricas detalhadas, com linguagem clara e didática. Há uma presença marcante de publicações que abordam o pensamento humano, saúde mental e psicologia, equilibrando textos técnicos e reflexões acessíveis ao público geral. O tom das obras varia entre o analítico e o ensaístico, com ritmo que alterna entre a densidade conceitual e a fluidez narrativa, favorecendo leitores interessados em aprofundar-se em temas complexos sem perder a clareza.
