
Título: Entre Desalento e Invenção
Autor: Fabiana Jardim
Sinopse: Capítulo 1 - O problema da mensuração; A "invenção" do desemprego; As mutações do desemprego; A categoria desemprego por desalento; capítulo 2 - Procedimentos de pesquisa; A constituição do campo; Achados de campo; Capítulo 3 - Uma vida de trabalho; Os caminhos de José; Capítulo 4 - Mulher é desdobrável?; Vivendo a perda do emprego formal - Maria de Fátima; Sem tempo para nada - Maria Suely; Capítulo 5 - Trajetórias errantes; jovens, primeiro emprego e desalento; Sorte ou merecimento; 'Agora é s ó guardar' - Alessandra; A cabeça nas nuvens e os pés no chão - Lutemberg; A vida é coisa séria - Rodolfo.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Entre Desalento e Invenção”, de Fabiana Jardim, publicado pela editora Annablume, em 2009 e com 238 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Annablume
Páginas: 238
Ano: 2009
Edição: 1
Linguagem: pt_BR
ISBN: 9788574199894
ISBN13: 9788574199894
Sobre a editora
Os livros da editora Annablume oferecem uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico com abordagens interdisciplinares, explorando temas como sociologia, filosofia, história cultural e arte. O catálogo privilegia textos densos e reflexivos, muitos deles frutos de pesquisas acadêmicas aprofundadas, que dialogam com áreas como educação, música, urbanismo e comunicação. A linguagem tende a ser analítica e cuidadosa, com obras que investigam desde movimentos sociais e produções artísticas até questões filosóficas e históricas, sempre com atenção ao contexto e às múltiplas camadas de significado.
