
Título: Estudos de Direito Internacional
Autor: Wagner Menezes
Sinopse: Neste volume são encontrados trabalhos doutrinários sobre os mais variados ramos do Direito Internacional como aspectos da Teoria Geral das Relações Internacionais e do Direito Internacional Público envolvendo importantes discussões sobre a soberania, legitimidade da guerra, a soft law, terrorismo internacional, responsabilidade do Estado, Organizações Internacionais, o tratamento jurídico brasileiro e o Direito Internacional, o Tribunal Penal Internacional, Direito Internacional do meio ambiente; questões ligadas ao Direito Econômico Internacional como a estruturação da OMC e seus aspectos jurídicos, propriedade intelectual, defesa comercial, o uso de retaliações, medidas antidumping, barreiras comerciais; o Direito da Integração e aspectos da integração regional, Mercosul, União Européia, Alca; Direito Internacional Privado como contratos internacionais, a lex mercatoria, relações contratuais na internet, arbitragem, Direito de Família Internacional, Direito Processual Internacional e aspectos da aplicação e reconhecimento de normas de Direitos Humanos. Colaboram para a compactação deste trabalho brilhantes professores já consagrados pela sua obra e vida acadêmica, assim como jovens cientistas que estão iniciando sua caminhada pelo estudo da disciplina e tem na presente obra um instrumento para divulgar suas idéias e teses apresentadas durante o Congresso. É justamente essa mescla de talentos que nos dá a perspectiva de que o Direito Internacional tem pela frente um campo propício para ocupar o lugar de importância e reconhecimento que merece nas grades curriculares das universidades do Brasil. Wagner Menezes Organizador
Contexto da obra
No campo jurídico, livros como este costumam ocupar um lugar importante entre estudo, consulta e formação. “Estudos de Direito Internacional”, de Wagner Menezes, publicado pela editora Juruá Editora, em 2004 e com 532 páginas, integra a categoria Livros de Direito. Isso costuma ajudar a entender o lugar da obra entre livros de apoio, formação e referência jurídica.
Editora: Juruá Editora
Páginas: 532
Ano: 2004
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 853620785X
ISBN13: 9788536207858
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,664
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 15,00
- Espessura (cm): 2,70
Sobre a editora
Os livros da editora Juruá Editora costumam abordar temas jurídicos e sociais com rigor acadêmico e linguagem acessível, favorecendo tanto profissionais quanto estudantes. A leitura desses livros revela um enfoque detalhado em análises normativas, doutrinárias e práticas, com obras que vão desde estudos sobre legislação de trânsito até reflexões sobre direitos humanos e políticas públicas. O catálogo indica um predomínio de textos densos e didáticos, que combinam aspectos teóricos e práticos, frequentemente com uma abordagem interdisciplinar que conecta direito, sociologia, psicologia e outras áreas. O tom é geralmente formal e analítico, com ritmo que privilegia o aprofundamento e a clareza, sem abrir mão da atualização constante dos temas tratados.
