
Título: Fernando Pessoa. O Amor Bate À Porta
Autor: Pessoa Fernando
Sinopse: Interessada em levar aos leitores brasileiro obras importantes que tenham ligação direta com a nossa cultura popular, a Editora Paulus lança um seleção de poemas de Quadras ao gosto popular, de Fernando Pessoa. Como sabemos, além das influências de outras raças, a cultura brasileira é fruto inicial da cultura indígena, da cultura portuguesa, por parte do colonizador, e da cultura africana, trazida pelos negros. Em outros momentos, a Paulus salientou a cultura indígena e africana, bem como manifestações de mistura dessas raças. Com Fernando Pessoa: o amor bate à porta, a editora salienta as influências poéticas de um Portugal que nos deu a língua, a religião cristã e elementos de uma cultura mais urbana. Ao lado de uma poesia de raízes portuguesas e, depois, francesas, que nos vinha nos livros, a quadra popular sempre sobreviveu oralmente. Muito de acordo com a musicalidade e os sentimentos populares brasileiros, muitos trovadores surgiram. Alguns registraram as suas obras, outras autorias se perderam com o tempo, consagrando-se como folclóricas anônimas. Fernando Pessoa, fugiu dos vários modos de tratar a poesia elitizante dos livros e foi buscar inspiração na poesia oral do seu povo. Como este povo achou novos caminhos no Brasil, nada mais justo que publicar estas quadras, pensando que são importantes também para a cultura brasileira, bem como para aguçar em nossos adolescentes e jovens o gosto pela poesia e pela expressão da própria língua com beleza e maestria.
Contexto da obra
Na não ficção infantil, obras como esta costumam aproximar informação e curiosidade de forma mais acessível. “Fernando Pessoa. O Amor Bate À Porta”, de Pessoa Fernando, publicado pela editora Paulus Editora, em 2007 e com 80 páginas, integra a categoria Livros de Não Ficção Infantil. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre curiosidade, aprendizado e mediação.
Editora: Paulus Editora
Páginas: 80
Ano: 2007
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8534927065
ISBN13: 9788534927062
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,167
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,50
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
A experiência de leitura dos livros da editora PAULUS Editora revela um foco consistente em temas ligados à espiritualidade, fé e formação cristã, com textos que transitam entre a reflexão teológica e a aplicação prática do compromisso cristão na vida cotidiana. O tom das obras costuma ser didático e contemplativo, promovendo uma aproximação tanto com a liturgia quanto com a experiência pessoal da fé. O catálogo sugere uma diversidade que vai de ensaios filosóficos e teológicos a textos motivacionais e pastorais, contemplando ainda obras que dialogam com a cultura e a psicologia sob uma ótica espiritual. Há uma atenção clara à formação de agentes e comunidades, com obras que abordam desde a catequese até a música litúrgica e o serviço na Igreja.
