
Título: Fliperamigos - Resenhas e Crônicas Retrogamers
Autor: Sammis Reachers
Sinopse: Um passeio pitoresco e bem humorado pelo universo dos fliperamas e videogames das décadas de oitenta e noventa. Nascido em 1978, minha infância e adolescência transcorreram nas décadas de 80 e 90. Na adolescência eu tinha duas grandes paixões, ou mais que isso, mas essas duas eram as mais regulares e onerosas: quadrinhos e jogos eletrônicos. Passei pela clássica segunda geração dos consoles caseiros, mas vivi realmente as terceira, quarta, quinta e sexta gerações. Além de ter experienciado toda a vibe dos fliperamas, verdadeiros "templos" onde eu depositava meu tempo e suadas fichas. A partir de 2020, com a eclosão da pandemia de Covid e seu lockdown, o tempo “ocioso” de quase todos, para o bem e para o mal, foi catapultado para muito adiante. Assim, pude dedicar um tempo maior à jogatina nos emuladores, o que fazia, até então, apenas esporadicamente. Comecei então um movimento natural de escrever resenhas e análises de jogos por pura diversão e higiene mental, uma fuga ou descanso das atividades editoriais e literárias mais "sisudas" a que geralmente me dedico. A inspiração veio de meu amigo Luiz Miguel Gianeli e seu projeto Muito Além dos Videogames que, além dos livros, hoje é uma revista (onde colaboro). O resultado desta literatura (retro)gamer está aqui, neste amplo compilado de textos – algumas crônicas e muitas resenhas, abarcando mais de 120 jogos – escritos de 2019 a 2025. E o livro ainda carrega poemas e um conto dentro da temática dos fliperamas. É de graça. Leia e compartilhe! Download pelo Google Drive: https://drive.google.com/file/d/1Qst84BG35DHFcUglXpCyh4A5PT0-k9dw/view?usp=sharing
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Fliperamigos – Resenhas e Crônicas Retrogamers”, de Sammis Reachers, publicado pela editora Do Autor, em 2025 e com 283 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Do Autor
Páginas: 283
Ano: 2025
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 6501377862
ISBN13: 9786501377865
Sobre a editora
Os livros da editora Do autor costumam apresentar uma variedade de enfoques que transitam entre narrativas pessoais, poesia e relatos históricos ou regionais. A leitura frequentemente traz um tom reflexivo, ora marcado por memórias e superações, ora por investigações sobre identidade, pertencimento e espiritualidade. O catálogo sugere obras que exploram desde desafios individuais, como amadurecimento e fé, até contextos sociais e culturais, com histórias ambientadas em regiões brasileiras ou que abordam temas locais. Há uma combinação de textos mais intimistas e outros que adotam um formato mais informativo ou documental, o que cria um contraste interessante para o leitor que busca diversidade sem perder a densidade temática.
