
Título: Formação humana e educação
Autor: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Sinopse: O binômio formação/educação, tão caro às mais diversas Ciências Humanas, nesta obra é tratado por especialistas de várias áreas que acabaram se reunindo para expor e compartilhar as idéias e os resultados a que chegaram. Dentre os trabalhos apresentados, foram selecionados aqueles que estavam fundamentados em pesquisas já executadas, os quais se encontram reunidos neste livro. Os temas discutidos percorrem as mais diferentes áreas e foram dispostos de maneira a possibilitar um diálogo entre elas.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Formação humana e educação”, de Maria Aparecida Viggiani Bicudo, publicado pela editora EDUSC, em 2003 e com 570 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: EDUSC
Páginas: 570
Ano: 2003
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8574601721
ISBN13: 9788574601724
Sobre a editora
Os livros da editora EDUSC oferecem uma imersão densa e reflexiva em temas ligados à história, filosofia e ciências sociais, com ênfase em abordagens críticas e teóricas. A leitura costuma exigir atenção à complexidade dos conceitos, como a análise da historiografia, da cultura e das ideias sociais, muitas vezes explorando tensões entre passado e presente. O catálogo privilegia textos que dialogam com a tradição acadêmica, mas que também apresentam perspectivas inovadoras, como a antropologia histórica ou a fenomenologia cultural. Há obras que propõem exercícios pedagógicos e outras que aprofundam debates éticos e políticos, num tom predominantemente analítico e didático. Essa combinação cria uma experiência de leitura que convida à reflexão cuidadosa e ao questionamento de pressupostos.
