
Título: Grandes Revoluoes Cientificas, Economicas E
Autor: Fernando Alcoforado
Sinopse: A revolução é uma mudança ou transformação radical em relação ao passado, que pode ocorrer em distintos âmbitos (científico, econômico, social, etc.). Essas revoluções resultam como consequência da evolução conjunta de processos científicos, econômicos e sociais. Pode-se afirmar que existem, portanto, três grandes tipos de revoluções que mudaram o mundo: 1) científica; 2) econômica; e, 3) social. O termo Revolução Científica é considerado como um processo de evolução que leva em conta as mudanças de paradigmas que desencadearam o surgimento das ciências modernas. O termo Revolução Econômica diz respeito ao processo de desenvolvimento das forças produtivas ocorrido graças aos avanços científicos que, associados às revoluções sociais no âmbito das sociedades, contribuíram para a realização de transformações na organização da produção de suas atividades econômicas e, também, nos modos de produção econômica. Por sua vez, Revolução Social é uma mudança abrupta no poder político e/ou na organização estrutural de uma sociedade que resulta da superação de uma gigantesca contradição entre o estágio de desenvolvimento das forças produtivas da sociedade e as relações sociais de produção e, também, da gigantesca contradição entre os interesses do Estado e da grande maioria da Sociedade Civil. O progresso da humanidade é o resultado dessas três grandes revoluções. Este livro consta de três partes com as denominações seguintes: Parte 1- As grandes revoluções científicas que mudaram o mundo Parte 2- As grandes revoluções econômicas que mudaram o mundo Parte 3- As grandes revoluções sociais que mudaram o mundo
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “Grandes Revoluoes Cientificas, Economicas E”, de Fernando Alcoforado, publicado pela editora CRV, em 2000 e com 218 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: CRV
Páginas: 218
Ano: 2000
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8544410162
ISBN13: 9788544410165
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,400
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,40
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
