
Título: Hemisarê: A Ira Divina
Autor: Rubens Saraceni
Sinopse: Hemisarê - A Ira Divina é um daqueles livros que nos chega às mãos como uma espécie de luminar, com o condão de nos tirar deste estado de consciência em que o maniqueismo da moral reinante insiste em nos manter. A abordagem forte e absolutamente original do sexo como um campo delicado onde as energias, equilibradas ou não, circulam constantemente independente de se chegar às "vias de fato" e a sutileza com que traça o quadro das forças que se debatem na missão de sublimar os espíritos menos esclarecidos, faz com que ora pareça que estamos na ponta de uma corrente que tem a outra extremidade fincada nas profundezas das trevas e que ora pareça que somos ungidos à presença viva do Criador, representado pelos Seus mensageiros iluminados. Aliás, o livro possui passagens antológicas como aquela em que o Anjo das Trevas se lamenta ao Criador e externa todo seu pesar pelo destino a ele imposto, indo da dor e resignação à revolta e o rancor. A história de Hemisarê, que incorporou-se à Lei de Umbanda no grau de Exu Rei das Sete Encruzilhadas do Campo Santo, ou Cemitério, ajuda a esclarecer um pouco mais esta figura tão controvertida e tão mal entendida, que é o Exu que se manifesta dentro do ritual de Umbanda Sagrada. Juntamente com outras histórias psicografadas pelo autor já editadas "Hemisarê - A Ira Divina" procura abrir este mistério e humanizar estas entidades, renegando de forma firme e consequente a idéia corrente nos meios mais ortodoxos de que sejam espíritos trevosos, carentes de conhecimentos e soltos no mundo astral, dispostos a tudo para satisfazerem seus desejos materiais. Exu de Lei é grau, conseguido à custa de muito esforço, sacrifício e conhecimento, e Hemisarê irá comprovar isto. Após encerrarmos a leitura deste livro parece que ficamos um pouco melhores, mais leves, mais conscientes de que céu e inferno são apenas estados mentais colocados à nossa disposição segundo o nosso discernimento e o nosso merecimento
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Hemisarê: A Ira Divina”, de Rubens Saraceni, publicado pela editora Cristális, em 1997 e com 235 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Cristális
Páginas: 235
Ano: 1997
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8586536040
ISBN13: 9788586536045
Sobre a editora
Os livros da editora Cristális costumam mergulhar em narrativas que exploram a espiritualidade e as tradições afro-brasileiras, especialmente a Umbanda e seus rituais, por meio de histórias psicografadas e relatos de entidades espirituais. A leitura frequentemente traz um clima de mistério e reflexão sobre o papel da fé, do livre-arbítrio e do equilíbrio entre luz e trevas, com personagens que transitam entre o plano físico e o astral. O tom varia entre o dramático e o didático, com ritmo que alterna entre a saga envolvente e o aprofundamento conceitual, convidando o leitor a compreender práticas religiosas ainda pouco conhecidas. Em algumas obras, a narrativa é marcada pela luta, sofrimento e esperança, enquanto outras adotam uma abordagem mais explicativa e esclarecedora dos fundamentos das crenças.
