
Título: História Das Colonizações
Autor: Marc Ferro
Sinopse: Marc Ferro, historiador famoso sobretudo por seus estudos dedicados à história da URSS, especialmente da Revolução, bem como por seus trabalhos pioneiros sobre as relações entre cinema e história, faz deste História das colonizações um dos ensaios mais abrangentes já produzidos sobre o fenômeno das colonizações na História moderna e contemporânea.Com a erudição e a clareza que caracterizam seu trabalho, Ferro trata da expansão colonial européia, traçando uma visão histórica comparativa com outros colonialismos, entre eles o árabe, o turco e o japonês. No final, após fazer o balanço da chamada descolonização do pós-guerra, ele propõe o interessante conceito de "imperialismo multinacional", forma atual de controle sobre os países pobres e que advém da mundialização da economia e da globalização de estruturas de poder político para além das fronteiras dos Estados nacionais.
Contexto da obra
Nas Ciências Políticas, livros como este costumam dialogar com instituições, ideias e vida pública. “História Das Colonizações”, de Marc Ferro, publicado pela editora Companhia das Letras, em 1996 e com 464 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Políticas. Esse enquadramento ajuda o leitor a perceber melhor a natureza analítica da obra e seu lugar no debate político.
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 464
Ano: 1996
Edição: undefined
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8571645426
ISBN13: 9788571645424
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,810
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 2,40
Sobre a editora
Os livros da editora Companhia Das Letras oferecem uma experiência de leitura que varia entre o íntimo e o social, com narrativas que exploram conflitos familiares, questões históricas e políticas, além de temas contemporâneos como violência e memória. O catálogo privilegia obras que mesclam profundidade psicológica e crítica social, apresentando personagens complexos e ambientes que vão do Brasil urbano à paisagem natural, passando por contextos históricos e culturais diversos. Há um equilíbrio entre textos mais narrativos, como romances e contos, e obras informativas ou ensaísticas que dialogam com a história, política e ciências sociais. O tom pode ser tanto reflexivo e melancólico quanto ágil e envolvente, com ritmo que ora convida à contemplação, ora mantém a tensão do suspense.
