
Título: História do Brasil
Autor: Luiz Koshiba, Denise Manzi Frayze Pereira
Sinopse: Ao desenvolver este trabalho, os autores se preocuparam não só com a renovação do ensino de História, as também com a própria formação e transformação do aluno. Em vez da descrição pura e simples de eventos, datas e lugares, que via de regra reduz o estudo de História a um penoso exercício de memorização por parte do aluno, os autores se apoiaram no pressuposto de que esses eventos só podem ser verdadeiramente compreendidos e assimilados se considerados como parte de um contexto global, em que os fatos mantêm uma estreita relação entre si. Partindo desse princípio, a História do Brasil é aqui vinculada à História Geral, como um dos elos de uma ampla cadeia de acontecimentos, através da qual se evidencia seu caráter ao mesmo tempo específico e universal. O aluno, portanto, à medida que começa a perceber essa dinâmica, passa a desenvolver uma visão mais crítica dos processos históricos, que o levará finalmente a descobrir que o estudo de História consiste num exercício mais inteligente do que o mero exercício da memória.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “História do Brasil”, de Luiz Koshiba, Denise Manzi Frayze Pereira, publicado pela editora Atual, em 1987 e com 386 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Atual
Páginas: 386
Ano: 1987
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN: 8570562446
ISBN13:
Sobre a editora
Os livros da editora Atual apresentam um perfil bastante didático e reflexivo, com foco em temas que vão desde a literatura infantojuvenil até conteúdos escolares e sociais. A experiência de leitura costuma alternar entre narrativas envolventes, como histórias de superação e mistério, e textos informativos que estimulam o pensamento crítico, especialmente em áreas como história, geografia e língua portuguesa. O tom varia do sensível e emotivo ao instrutivo e analítico, com obras que exploram desde dilemas pessoais e sociais até conceitos científicos e linguísticos. O catálogo sugere uma preocupação com o desenvolvimento da leitura crítica e da expressão, tanto para jovens leitores quanto para estudantes em fase escolar.
