
Título: História social e ensino
Autor: Carlos Eduardo dos Reis
Sinopse: Em "História social e ensino", Carlos Eduardo dos Reis resgata a luta dos profissionais de História que, durante a década de 80, se organizaram para elaborar uma proposta curricular para o ensino da disciplina nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O debate em torno da proposta se expandiu para as outras áreas da Federação e gerou críticas, especialmente da imprensa, que tentou desqualificá-la, criticando o posicionamento político-ideológico de seus formadores. Segundo o autor, "resgatar o significado dessas lutas é refletir sobre os atuais caminhos que o conhecimento histórico, sua prática e difusão estão trilhando face à atual situação da educação no país. É buscar uma tomada de posição no debate em torno da questão educacional, muitas vezes mascarada pelo discurso da eficiência, da qualidade total, da homogeneização e anulação das diferenças sociais".
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “História social e ensino”, de Carlos Eduardo dos Reis, publicado pela editora Argos, em 2001 e com 128 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Argos
Páginas: 128
Ano: 2001
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8575350048
ISBN13: 9788575350041
Sobre a editora
Os livros da editora ARGOS convidam a uma imersão em temas ligados à história regional, ciências humanas e sociais, além de debates contemporâneos em educação, cultura e políticas públicas. A leitura geralmente envolve narrativas que combinam pesquisa acadêmica com relatos documentais e análises críticas, criando um ritmo que alterna entre o descritivo e o reflexivo. O catálogo privilegia obras que exploram o oeste catarinense sob múltiplas perspectivas, mas também se estende a discussões sobre urbanismo, inclusão e ciência e tecnologia no Brasil. Há uma atenção especial a textos que, mesmo densos, mantêm uma linguagem acessível, favorecendo tanto o público acadêmico quanto leitores interessados em temas sociais e culturais.
