
Título: Inimigos da Sociedade
Autor: Paul Johnson
Sinopse: Paul Johnson formula aqui algumas perguntas fundamentais a respeito do estado de saúde da nossa sociedade, da civilização ocidental; Onde se encontra a essência dessa civilização ao longo dos últimos 2000 anos? Até que ponto sua evolução se relaciona com o desenvolvimento da economia industrial capitalista? Até que ponto são entrelaçadas as liberdades política, econômica e cultural? Se uma delas for negada, poderão as outras sobreviver? O autor inicia o trabalho com uma grandiosa perspectiva histórica do desenvolvimento econômico, desde os tempos clássicos. E mostra como esse processo está relacionado com fatores políticos e culturais. Examina, depois, as várias tensões por que passou a sociedade ocidental durante os anos 70. E os momentos de receio por um verdadeiro colapso. Até que ponto esta ameaça é séria? Sua resposta é - primeiro, temos que conhecer nossos inimigos. Uma a uma, Johnson analisa as filosofias e as estratégias daqueles que, intencionalmente ou não, ameaçam o Ocidente. Examina a religião e a filosofia, o uso da língua, a evolução econômica e o meio-ambiente, ciência e pseudociência, escolas e universidades, o tratamento dado ao crime e à loucura, a resposta à violência, e todo o campo das artes. No epílogo, esboça um "Novo Deuteronômio", ou conjunto de princípios, ao qual aqueles que prezam a nossa civilização devem aderir se a quiserem manter em segurança. É um livro singular e audacioso que desafia a sabedoria convencional quanto a certo número de questões-chave e estabelece um tipo de moralidade um tanto impopular. Vai aborrecer muita gente, será um grande alerta para a maioria.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Inimigos da Sociedade”, de Paul Johnson, publicado pela editora Nordica, em 1977 e com 239 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Nordica
Páginas: 239
Ano: 1977
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 0297772945
ISBN13: 9780297772941
Sobre a editora
Os livros da editora Nórdica apresentam uma leitura que oscila entre o experimental e o reflexivo, com narrativas que exploram desde o cotidiano conturbado de personagens até reflexões sociais e existenciais em formatos diversos, como romance, teatro e crônica. O catálogo sugere uma atenção especial a vozes que questionam estruturas políticas e culturais, além de abordar temas como a condição feminina, a liberdade e a memória histórica. A densidade varia, com obras que usam linguagem fragmentada, cartas, poemas e até imagens, contrastando com textos mais lineares e acessíveis. O tom pode ser tanto sombrio e tenso quanto irônico e bem-humorado, o que cria um ambiente de leitura multifacetado e provocativo.
