
Título: Internacionalização e Globalização de Empresas
Autor: José Moleiro Martins
Sinopse: As empresas portuguesas iniciaram o seu processo de internacionalização no início da década de 1990. O incentivo ao abandono das atividades do setor primário, a desindustrialização e o desligamento da universidade e dos centros de investigação da realidade empresarial (apesar do apoio financeiro recebido da União Europeia), perpetuados por sucessivos Governos até aos nossos dias, contribuiu para adiar a criação de vantagens competitivas no mercado internacional através do fomento da inovação e do empreendedorismo em setores estratégicos da economia portuguesa. Desde a queda do "muro de Berlim" (ano de 1989) que a internacionalização das empresas portuguesas deixou de ser uma questão de opção, para se tornar num imperativo competitivo. O mercado é doméstico, mas a concorrência é global. A internacionalização das organizações pode começar pela sua integração numa cadeia de valor transnacional, a qual pode assumir a forma de uma rede baseada em acordos inter-empresariais nos planos nacional e internacional. As empresas não são autossuficientes em recursos e serviços que necessitam. A internacionalização é um processo dinâmico mediante o recurso a vários modos operativos associados ao compromisso (crescente) das empresas com os respetivos mercados servidos. A capacidade para produzir produtos e serviços vendáveis no mercado internacional é uma forma de assegurar a competitividade e de ajustar o posicionamento estratégico das empresas face ao aumento da concorrência decorrente da globalização. A incerteza inerente à globalização constitui uma oportunidade para as empresas "entrantes" (start ups e spin offs) no mercado onde a dimensão deixou de ser requisito competitivo, visto que a flexibilidade e adaptabilidade apoiadas no conhecimento (melhoria e criação de produtos de encontro às necessidades e às tendências do mercado) são uma fonte crucial de competitividade.
Contexto da obra
Na área de Administração, livros como este costumam se ligar a gestão, estratégia e aplicação prática. “Internacionalização e Globalização de Empresas”, de José Moleiro Martins, publicado pela editora Edições Sílabo e em 2011, integra a categoria Livros de Administração. Esse contexto costuma ser útil para situar a obra entre leituras mais conceituais e leituras mais voltadas à ação.
Editora: Edições Sílabo
Páginas:
Ano: 2011
Edição:
Linguagem: pt
ISBN: 9789726186373
ISBN13: 9789726186373
Sobre a editora
Os livros da editora Edições Sílabo oferecem uma experiência de leitura focada em obras que combinam rigor técnico e clareza didática, voltadas principalmente para áreas como gestão, estatística, finanças e ciências sociais aplicadas. O catálogo privilegia textos que apresentam conceitos complexos de forma acessível, com frequência ilustrados por exemplos práticos e exercícios, o que sugere uma preocupação pedagógica constante. Muitas obras abordam temas organizacionais, econômicos e jurídicos, com um tom que varia entre o informativo e o analítico, sempre com linguagem clara e estruturada para facilitar a compreensão. O leitor encontra ainda estudos que cruzam teoria e prática, com atenção a contextos profissionais e acadêmicos, o que indica um direcionamento para públicos que buscam aprofundamento técnico aliado a aplicabilidade.
