
Título: Introdução a Filosofia do Mito
Autor: Brisson Luc
Sinopse: Desde a Antiguidade até a Renascença, a transmissão dos mitos da Grécia antiga e de Roma foi assegurada, de forma paradoxal, pela filosofia, que, depois de ter denunciado a incapacidade desses relatos de transmitir a verdade e de desenvolver uma argumentação, empenhou-se, graças a esse instrumento exegético que representa a alegoria, a mostrar como, sob seus elementos mais surpreendentes e mais escandalosos, dissimulava-se a significação filosófica mais alta. Neste livro encontram-se informações históricas, textuais e doutrinais sobre as metamorfoses que sofreu a interpretação alegórica dos mitos durante dois milênios. O conjunto desse relato permite repor em questão várias ideias simplistas, mas muito difundidas, sobre as ligações que mantêm mythos e logos, tradição religiosa e especulação sobre a natureza, teologia e filosofia, paganismo e cristianismo. Esta nova edição corrigida leva em conta a maior parte dos novos trabalhos e dos novos autores sobre a interpretação alegórica surgida depois de uma dezena de anos.
Contexto da obra
Na Filosofia, obras como esta costumam ganhar força pela densidade das ideias e pelo tipo de reflexão que propõem. “Introdução a Filosofia do Mito”, de Brisson Luc, publicado pela editora Paulus Editora, em 2014 e com 308 páginas, integra a categoria Livros de Filosofia. Por isso, o contexto da obra costuma dizer bastante sobre a maneira mais produtiva de lê-la.
Editora: Paulus Editora
Páginas: 308
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8534939179
ISBN13: 9788534939171
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,335
- Altura (cm): 21,00
- Largura (cm): 13,50
- Espessura (cm): 1,00
Sobre a editora
A experiência de leitura dos livros da editora PAULUS Editora revela um foco consistente em temas ligados à espiritualidade, fé e formação cristã, com textos que transitam entre a reflexão teológica e a aplicação prática do compromisso cristão na vida cotidiana. O tom das obras costuma ser didático e contemplativo, promovendo uma aproximação tanto com a liturgia quanto com a experiência pessoal da fé. O catálogo sugere uma diversidade que vai de ensaios filosóficos e teológicos a textos motivacionais e pastorais, contemplando ainda obras que dialogam com a cultura e a psicologia sob uma ótica espiritual. Há uma atenção clara à formação de agentes e comunidades, com obras que abordam desde a catequese até a música litúrgica e o serviço na Igreja.
