
Título: Joinville - os pioneiros: Documentos e história
Autor: Maria Thereza Bödel
Sinopse: V. 1. 1851 A 1866 Maria Thereza Böbel E Raquel S. Thiago. Includes Bibliographical References (v. 1, P. 435-437) And Index.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Joinville – os pioneiros: Documentos e história”, de Maria Thereza Bödel, publicado pela editora Univille, em 2001 e com 445 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Univille
Páginas: 445
Ano: 2001
Edição:
Linguagem: português
ISBN: 8587977024
ISBN13: 9788587977021
Sobre a editora
Os livros da editora Univille apresentam uma leitura que transita entre a pesquisa acadêmica e a valorização da memória local, especialmente ligada à região de Joinville e Santa Catarina. O catálogo traz obras que exploram desde a história do futebol até a presença do Exército na cidade, sempre com um olhar que destaca tensões sociais, identidades e disputas por memória. A linguagem varia entre o didático e o narrativo, contemplando textos que dialogam com professores, estudantes e leitores interessados em artes, história e ciências sociais. A presença de quadrinhos em um título voltado para a educação demonstra uma abertura para formatos visuais que enriquecem a experiência pedagógica. O material de apresentação indica que a Univille privilegia temas ligados à educação, cultura regional e meio ambiente, com ritmo que pode ser mais reflexivo ou informativo, dependendo da obra.
