
Título: Judaísmo, Reflexões e Vivências
Autor: Anatol Rosenfeld
Sinopse: Pensador independente, Anatol Rosenfeld tinha o gosto do bom debate. Mas sua argumentação, mesmo no calor das contradições, nunca caía na tentação do sofisma por ele próprio, era sempre esteado por princípios éticos que jamais o abandonaram. Isso vale também nos ensaios, artigos e comentários que escreveu no curso de sua atividade de jornalista e conferencista, inclusive ao examinar numa ampla variedade de abordagens, como faz aqui em ´Judaísmo, Reflexões e Vivências´, a vida judaica, os valores do judaísmo e os sentidos de sua subsistência histórica e atual, antes e após a Schoá. O fato de ele próprio ser um imigrante judeu vitimado pelo preconceito, pela discriminação e pelo ódio que a mentalidade nazifascista reavivou com tanto sangue na ´culta´ Alemanha e no Ocidente do século XX não o levou a análises unilaterais e irracionais do próprio grupo que sofreu, na pessoa e na carne de seus membros, toda a fúria da monstruosidade instalada. Essa postura se torna palpável na presente reunião de textos de sua lavra, voltados especificamente para a comunidade judio-brasileira nos seus aspectos religiosos, culturais, sociais e políticos. Com a dedicada organização de Nanci Fernandes, cujo trabalho em conjunto com a editora Perspectiva empenha-se em resgatar, pela sua evidente qualidade, o legado desse crítico, fica para a leitura e o enriquecimento de nosso leitor a elaboração solidamente amparada e agudamente crítica de um homem que, na condição de franco atirador intelectual, soube forjar em seus textos a efígie de um espírito capaz de transcender, por seus saberes e pensares, os estreitos limites de sua condição de um expatriado que encontrou na terra e no homem de uma nova pátria o terreno para renovar suas raízes nos valores do humanismo.
Contexto da obra
Na crítica literária, livros como este costumam ampliar a leitura de autores, obras e tradições. “Judaísmo, Reflexões e Vivências”, de Anatol Rosenfeld, publicado pela editora Perspectiva, em 2012 e com 496 páginas, integra a categoria Livros de Crítica Literária. Na prática, isso ajuda a situar o livro como apoio valioso para quem quer ler obras e autores com mais contexto.
Editora: Perspectiva
Páginas: 496
Ano: 2012
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8527309440
ISBN13: 9788527309448
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,439
- Altura (cm): 20,50
- Largura (cm): 11,50
- Espessura (cm): 2,50
Sobre a editora
Os livros da editora Perspectiva costumam oferecer uma experiência de leitura que combina rigor acadêmico e profundidade reflexiva, com foco em temas como filosofia, história, artes e ciências sociais. O catálogo privilegia obras que exploram a cultura, a política e a religião sob perspectivas históricas e críticas, muitas vezes atravessadas por análises detalhadas e linguagem densa, mas acessível. Há um equilíbrio entre textos ensaísticos, estudos históricos e biográficos, e abordagens fenomenológicas ou semióticas, que convidam o leitor a um envolvimento intelectual prolongado. O tom, em geral, é sério e contemplativo, com ritmo que privilegia a reflexão mais do que a narrativa rápida.
