
Título: Juventude, Crime E Polícia
Autor: Gabriel Miranda
Sinopse: O atual cenário no campo da segurança pública indica uma guerra declarada entre facções e contra as facções. Ambas as situações conduzem ao extermínio de um grupo social: o jovem pobre, preto e morador da periferia. O homo sacer brasileiro. Não apenas o Estado, cuja face mais visível são as polícias, é responsável por este extermínio, mas também aqueles que são exterminados ceifam as vidas de seus pares que se encontram em facções rivais disputando territórios. Ainda assim, mesmo quando não é explícita a presença do Estado na efetivação do referido extermínio, este está presente. Pois, se não agir é uma forma de agir, a ausência é, também, uma forma de presença. Ora, quando o Estado não garante as condições básicas para o exercício da cidadania de um determinado grupo, esse está, com sua ausência e inação, contribuindo para o fortalecimento das facções. Quando cria e mantém uma política proibicionista que é a razão de ser do tráfico de drogas, igualmente o Estado é responsável pelas mortes produzidas nas disputas sangrentas que ocorrem entre facções. Neste sentido, parece cômodo ao soberano que a necropolítica não necessite ser implementada exclusiva e diretamente pelas mãos visíveis do Estado, mas sim pelo próprio grupo alvo do extermínio.
Contexto da obra
Nas Ciências Sociais, obras como esta costumam interessar pela forma como ampliam a leitura da sociedade. “Juventude, Crime E Polícia”, de Gabriel Miranda, publicado pela editora CRV e com 204 páginas, integra a categoria Livros de Ciências Sociais. Por isso, o livro tende a ganhar força quando lido também como ferramenta de compreensão do mundo social.
Editora: CRV
Páginas: 204
Ano:
Edição:
Linguagem: PORTUGUES
ISBN: 8544431941
ISBN13: 9788544431948
- Encadernação: BROCHURA
- Peso (kg): 0,360
- Altura (cm): 23,00
- Largura (cm): 16,00
- Espessura (cm): 1,30
Sobre a editora
Os livros da editora CRV apresentam uma leitura que convida à reflexão crítica e interdisciplinar, especialmente em áreas como educação, ciências humanas e sociais. A experiência de leitura costuma ser densa, com textos que exploram temas como políticas educacionais, formação docente, questões de gênero, saúde pública, história social e práticas pedagógicas, sempre com um tom analítico e fundamentado em pesquisas acadêmicas. O catálogo sugere obras que dialogam com desafios contemporâneos, abordando desde a crise educacional até a construção de saberes em contextos locais e globais, com uma linguagem que varia entre o didático e o ensaístico. A diversidade de temas é acompanhada por uma preocupação em conectar teoria e prática, em especial no campo da educação e das ciências sociais.
