
Título: Lanzarote: A janela de Saramago
Autor: João Francisco Vilhena
Sinopse: Livro concebido pelo fotógrafo João Francisco Vilhena, com textos dos Cadernos de Lanzarote, de José Saramago, a partir do seu encontro com o escritor na ilha onde José Saramago fincará as raízes que darão lugar à segunda parte da sua vida literária, numa profunda ligação com a natureza, qual regresso às origens, narradas n'As Pequenas Memórias e face à aproximação da velhice e da morte. Um livro belíssimo sobre o sentido da vida e da escrita, uma homenagem a Saramago no momento em que se comemoram os quinze anos da atribuição do Prémio Nobel.
Contexto da obra
Quando a classificação é mais ampla, o contexto do livro costuma depender ainda mais de autoria, tema e edição. “Lanzarote: A janela de Saramago”, de João Francisco Vilhena, publicado pela editora Porto, em 2014 e com 104 páginas, integra a categoria Livros Variados. Por isso, autoria, edição e tema acabam tendo ainda mais peso na forma de apresentar o livro.
Editora: Porto
Páginas: 104
Ano: 2014
Edição:
Linguagem: pt_BR
ISBN:
ISBN13: 9789720046666
Sobre a editora
Os livros da editora Porto trazem uma experiência de leitura marcada pela diversidade temática e pelo equilíbrio entre narrativas densas e textos de caráter mais didático ou analítico. O catálogo sugere uma atenção especial a temas históricos e culturais, como a exploração do petróleo no Brasil e histórias locais que revelam o cotidiano e a memória de cidades. Há também obras que exploram questões sociais, políticas e psicológicas, frequentemente com um tom reflexivo e crítico, como textos sobre sexualidade, educação e direitos trabalhistas. Em termos de narrativa, o leitor pode encontrar desde dramas familiares intensos até romances que exploram relações humanas com um ritmo que varia entre o contemplativo e o envolvente.
